quinta-feira, 26 de abril de 2012

COMÍDIA traz professor da USP para falar sobre Educomunicação

O grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia (COMÍDIA), do Curso de Comunicação Social da UFRN, realiza nesta quinta-feira, 26, no auditório Consecão (CCHLA), o 1º Encontro de Educomunicação. O evento contará com a presença do professor da Universidade de São Paulo (USP) Ismar de Oliveira Soares, que abordará o tema “Educomunicação no Contexto Escolar: por uma pedagogia das mídias”.

O professor Ismar Soares é o responsável pela sistematização do conceito de Educomunicação através de pesquisa do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE). Assessorou a criação, pela USP, da Licenciatura em Educomunicação e é o autor de projetos como o Educom.rádio para 455 escolas do município de São Paulo.

O evento pretende promover a reflexão em torno do conceito da Educomunicação e suas áreas de intervenção social. Propõe um debate sobre a relação entre Juventude, Educação e Práticas Educomunicativas.

O objetivo do evento é também promover o desenvolvimento de experiências nessa área, visto que, segundo os organizadores, os trabalhos em Educomunicação têm hoje um papel fundamental em canalizar as habilidades latentes nos jovens para a produção de mídia marcada pela criatividade, motivação, contextualização de conteúdos, afetividade, cooperação, participação, livre expressão e interatividade.

Segundo a vice-coordenadora do COMÍDIA, professora Mirian Moema Pinheiro, a Educomunicação oferece significativas contribuições para a reforma do Ensino Médio, assim como “oportuniza uma profunda transformação na maneira de educar, ampliando as condições de expressão da juventude que tem optado por assumir suas responsabilidades na construção de um mundo mais intensamente comunicado, contribuindo para que os meios de informação estejam a serviço da edificação de uma sociedade mais humana, pacífica e solidária”.

Programação

1º momento: 14 às 15h30
Palestra: “Educomunicação e as práticas Educomunicativas no contexto escolar”.
Intervalo: 15h30min às 16h

2º momento: 16h às 17h30
Mesa-redonda: “A Educomunicação e os Desafios no RN”.
Encerramento: 17h30 às 18h.