segunda-feira, 31 de março de 2014

Trilhas Potiguares assina convênio com municípios do RN

O Trilhas Potiguares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinou contrato com os municípios participantes da edição de 2014 do programa de extensão, na manhã desta sexta-feira, 28, na sala de reuniões da Reitoria.

As atividades do Trilhas Potiguares acontecerão de 25 de junho a 2 de julho, em 11 municípios do Rio Grande do Norte.

A reitora Ângela Paiva Cruz falou sobre a importância do programa como instrumento de promoção da justiça social. “O programa é uma das nossas extensões mais importantes, porque procura solucionar os problemas da comunidade, além de ser uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam na academia. Dessa forma, a função da Universidade está sendo cumprida, auxiliando na redução das desigualdades sociais”.

O pró-reitor de Extensão (PROEX), Edmilson Lopes Júnior, explicou que o Trilhas auxilia no estreitamento da relação entre a UFRN e os municípios e agrega alunos, professores e técnico-administrativos de diversas áreas do conhecimento da Universidade.

Segundo a pró-reitora adjunta de Extensão, Conceição Fraga, o Trilhas Potiguares fará 19 anos de existência, mas “o sucesso do projeto depende, principalmente, do acolhimento das prefeituras porque os alunos participam de forma voluntária e por paixão”.

Hilca Honorato, técnica em Cenotécnica da UFRN, que será coordenadora da equipe do município de Major Sales, participou do programa quando era aluna e disse que “é uma realização poder trabalhar novamente no Trilhas Potiguares”.

A prefeita de Santana do Matos, Lardjane Macedo, relembrou o sucesso da última edição do Trilhas no município, que foi exibido no programa televisivo “Globo Universidade”, e reforçou a parceria para este ano. “Ainda temos sementes plantadas até hoje, na nossa juventude, do trabalho feito no ano passado pela UFRN”.

Para o prefeito de Major Sales, Arthur Fernandes, o ponto forte de seu município é a cultura, porém, na opinião do gestor, “uma luta a ser vencida é a questão das drogas”. Para a prefeita de Martins, Olga Fernandes, seu município necessita de ajuda da Universidade, especialmente, no setor turístico, área de maior destaque da economia municipal.

“A última participação no Trilhas, na minha cidade, foi show de bola”, avaliou a secretária de Educação de Viçosa, Adalmaria Lopes. “Tivemos o privilégio de receber o programa e trabalhamos desde as crianças até os idoso”. Já a responsável pele município de Paraná, Oriana Rodrigues, disse estar disposta a trabalhar junto com a Universidade para que o projeto aconteça da melhor forma possível.

Trilhas 2014

A edição do Trilha Potiguares deste ano acontecerá em Alexandria, Martins, Parazinho, Patu, Portalegre, Santana do Matos, Sítio Novo, Taipu, Viçosa, Paraná e Major Sales, com a participação de dois coordenadores em cada equipe de 20 estudantes.

Via UFRN.br