segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Site de Adoção de Animais Ajuda a Diminuir a População de Gatos na UFRN.

O NossosBichos.org é um site que se iniciou com um objetivo: unir as pessoas que
querem ajudar a promover o bem estar e dar qualidade de vida para alguns animais
que vivem abandonados pelas ruas de Natal. O grupo procura fazer isso de uma
maneira bem simples, divulgando várias maneiras para ajudar os animais que estão
perdidos pelas ruas, fazendo trabalhos educacionais que visam orientar a população quanto a diferentes temas e principalmente servindo como um meio de comunicação, um intermediário entre as várias pessoas que procuram ajudar mas não sabem como.

Buscando dar aos animais o mínimo possível de conforto, saúde e segurança, o Nossosbichos é um grupo de pessoas que visa encontrar diferentes meios para ajudar os animais, e que se une para tornar essa tarefa mais fácil. Não somos uma ong, e portanto, não temos um abrigo para os animais, mas ao contrário do que muitos pensam, um abrigo nem sempre é a melhor solução para esses bichos que vivem nessas condições. É possível fazer a diferença na vida desses bichinhos de várias outras maneiras, todas elas descritas no site. Para isso contamos com voluntários que ajudam de várias formas.

Diferentes maneiras para ajudar um animal abandonado em Natal :

Adoção: se você gosta de animais e possui condições de criá-lo na sua casa ou
apartamento, a adoção é uma linda maneira de demonstrar seu amor!
 
Padrinhos: Algumas pessoas querem e podem ajudar mas não podem levar o animalzinho para casa, ou porque já possuem muitos animais ou porque realmente não têm espaço ou tempo para cuidar deles. Essas pessoas podem ajudar com os custos básicos que um animal necessita como castração, vermífugos e vacinas. São os padrinhos ou madrinhas! Elas se responsabilizam pelos gastos financeiros de alguns bichinhos que serão adotados e ficam responsáveis por garantir sua saúde e bem-estar, acompanhando seu desenvolvimento em seu novo lar! 
Lares provisórios: Uma das maiores dificuldades em se retirar um animal de rua é não ter para onde levar o animal. Se você gosta de bichos, tem espaço na sua casa ou apartamento e quer ajudar, você pode disponibilizar esse espaço como abrigo provisório, isto é, um local onde um animal poderá ficar até encontrar um lar definitivo. Na sua casa ele estará seguro e saudável enquanto aguarda ansiosamente por um papai ou mamãe!
 
Doações: É possível doar medicamentos, vacinas, vermífugos, gaiolas, caixas de transporte, dentre várias outras coisas que são necessárias para a manutenção dos nossos bichos em seus lares provisórios e definitivos.

Com o apoio de várias pessoas conseguiremos minimizar o sofrimento dos animais abandonados com soluções de curto e longo prazo. Para isso, temos investido também em ações educativas como uma campanha sobre a posse responsável e a conscientização sobre o abandono dos animais. Uma dessas ações divulgadas é a campanha para castração dos animais domiciliados, o que evita crias indesejadas e conseqüentemente o abandono, que é o principal responsável pela existência de populações perdidas de animais pelas ruas.
 
Na UFRN o problema da superpopulação reflete uma incapacidade das autoridades e
da sociedade civil em resolver um problema que é de todos.