quinta-feira, 7 de maio de 2015

Tire suas dúvidas sobre o 54º Congresso da UNE

O Congresso da União Nacional dos Estudantes, maior fórum deliberativo do movimento estudantil, está voltando para Goiânia. A 54º edição do encontro  reunirá mais de 10 mil jovens de todos os lugares do país para construir os rumos da entidade nos próximos dois anos – tempo de gestão da nova diretoria que será eleita.
 
 

O QUE É O 54º CONUNE?

O Congresso da UNE – CONUNE – é o principal fórum deliberativo da UNE. É o momento dos jovens formularem, discutirem e construírem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos. Durante o Congresso também é eleita a nova diretoria da UNE.
 

QUANDO E ONDE ACONTECERÁ O CONUNE?

Na cidade de Goiânia, em Goiás, no centro-oeste do país, entre os dias 3 e 7 de junho de 2015.

QUAIS AS ATIVIDADES QUE ACONTECEM DURANTE O CONUNE?

Debates, grupos de discussão (que discutem as propostas), eleição da nova diretoria, atos políticos, oficinas e eventos culturais.

QUAIS VOTAÇÕES ACONTECEM?

No sábado, dia 6/6 serão votadas as propostas consensuais e divergentes por meio de contraste visual. Já no domingo, serão realizadas as votações para a nova diretoria por meio de voto secreto em urna lacrada.

QUEM PODE APRESENTAR UMA PROPOSTA PARA SER DEBATIDA NO CONGRESSO?

Todos os estudantes interessados podem ter a sua tese discutida e publicada no caderno impresso do 54º Congresso. O arquivo contendo o texto deve ter até 5 mil caracteres e precisa ser encaminhado para o endereço de e-mail tesesconune@une.org.br no prazo máximo do dia 15 de maio de 2015 (sexta-feira). Antes de enviar a tese, leia o regulamento aqui.

COMO É ELEITA A NOVA DIRETORIA DA UNE?

A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obtém na votação. Por exemplo, se a chapa recebe 30% dos votos, tem direito a 30 % dos cargos da direção. Ao todo, 85 diretores assumem cargos na entidade, sendo que 17 participam da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria geral, diretoria de universidades públicas, diretoria de universidades particulares, diretoria de comunicação ou diretoria jurídica. Os delegados votam individualmente em urnas.

QUEM PODE PARTICIPAR DO CONUNE?

Pode participar do congresso qualquer interessado. Os participantes podem ser delegados e observadores credenciados.
Delegado ou delegada é o participante que foi eleito em sua faculdade através de eleição direta em urna. Observador é o participante que irá apenas assistir ao congresso, com direito a voz, mas sem direito a voto nas propostas e na diretoria.

FUI ELEITO DELEGADO/A. O QUE DEVO FAZER?

Fique atento à programação que será divulgada no site e nas redes da UNE. Lembre-se que você é agora o representante da sua universidade, se intere dos problemas, promova encontros entre os colegas para debater as necessidades. Conheça a tese (as propostas do seu movimento) e prepare-se para os grandes debates do congresso. Procure o coordenador da sua bancada também para verificar sua vaga no ônibus que levará ao Congresso.

COMO FICO SABENDO DAS CARAVANAS QUE VÃO PARA O CONGRESSO?

Em breve, o site e as redes da UNE divulgarão uma lista com os contatos dos responsáveis das caravanas em cada estado. Mas você também pode procurar o CA ou DA de sua universidade ou a União Estadual dos Estudantes (UEE) para se informar sobre caravanas para o CONUNE.

SOU MENOR DE IDADE, POSSO PARTICIPAR?

Sim, mas é necessário que você apresente uma declaração do maior responsável autorizando sua viagem.

COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO?

Acesse o site inscricao.congressodaune.org.br, preencha os dados, anexe os documentos obrigatórios e siga os passos do formulário. Você será avisado de todo o andamento do processo via e-mail até a sua inscrição ser concluída. Caso tenha dúvida em relação ao pagamento, envie e-mail para: pagamento.54congressoune@gmail.com.
O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, lotérica ou via internet até a data emitida. Caso passe do prazo será necessário gerar novo boleto e o custo não terá alterações, desde que esteja dentro das datas específicas.

QUAIS SÃO OS VALORES?

A taxa de inscrições, para todos os participantes é de  R$75 até o dia 29 de maio. Depois desta data limite, será cobrada a taxa de R$ 150 e a inscrição só poderá ser feita pessoalmente no dia do Congresso.

O QUE A INSCRIÇÃO DÁ DIREITO?

O pagamento da taxa dará ao inscrito direito à participação em todas as atividades do 54º Congresso da UNE, como debates, palestras, atos políticos, grupos de discussão e intervenções culturais.
O inscrito também tem direito ao alojamento, que será feito em escolas e universidades, alimentação (café, almoço e jantar) e ao translado interno de ônibus apenas entre o alojamento e o local onde estará ocorrendo o congresso. Atenção! A inscrição não inclui transporte da cidade do participante até a cidade sede do Congresso.

COMO SERÁ A HOSPEDAGEM?

Os alojamentos são tradicionalmente feitos em escolas e ginásios da cidade de Goiânia. Os estudantes inscritos poderão acampar no local ou levar colchonetes para dormir em salas de aula.

COMO É A SEGURANÇA NOS ALOJAMENTOS?

Só tem acesso aos alojamentos estudantes devidamente identificados com seu crachá. O local será garantido por seguranças profissionais. Mesmo assim resguarde seus pertences usando cadeados para malas e barracas.

QUANDO SERÁ DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO?

Em breve no site oficial da UNE: www.une.org.br

O QUE DEVO LEVAR?

O participante deve levar tudo aquilo que for precisar para sua estadia, como barraca para dormir, saco de dormir, travesseiros, colchões, cobertores, objetos de higiene pessoal e cadeado para fechar barracas e malas. Roupas apropriadas para o clima quente de Goiânia durante o dia e frio a noite também são recomendadas, além de dinheiro extra para qualquer eventualidade.

O QUE DEVO FAZER AO CHEGAR A GOIÂNIA?

Ao chegar, dirija-se a Praça Universitária onde estará sendo feito o credenciamento para retirar o seu crachá de participante. O crachá é muito importante, só munido dele você poderá votar e ter acesso a todas as atividades da programação, bem como ao alojamento.