sexta-feira, 8 de maio de 2015

Estudantes Organizam a Eleição de Delegados para o 54º Congresso da UNE

Falta menos de um mês para o 54º Congresso da UNE – que acontece de 03 a 07 de junho em Goiânia (GO) – e as eleições para delegados, que terão direito a voz e voto, durante o maior e mais importante encontro estudantil brasileiro estão a todo vapor na UFRN.



Temos sete chapas disputando a opinião dos estudantes para definir quais os rumos a UNE deve seguir nos próximos dois anos, sendo elas:
 
Chapa 1 - É pra mudar a UNE.
Chapa 2 - Reconquistar a UNE
Chapa 3 - Corrente Proletária Estudantil
Chapa 4 - E Vamos à luta – Oposição de Esquerda da UNE
Chapa 5 - Une Paratodos
Chapa 6 - Vamos a Luta
Chapa 7 - Podemos Mais: Por uma nova cultura política na UNE

Qual o Calendário da eleição?
Campanha – Os dias de campanha para as eleições de delegadxs serão de 06 a 11 de maio de 2015.
Eleição – Nos dias 12 e 13 de maio de 2015 das 8 horas às 21 horas.

Como funciona a eleição de delegados?
Cada mil estudantes são representados por um delegado. A UFRN conta com 26.000 estudantes presenciais de graduação. Portanto, será representada por 26 delegados.

Eleição local: Urnas estarão por todos os setores de aula da UFRN para receber os votos dos estudantes. A contagem dos votos gera, proporcionalmente, o número de delegados que cada chapa irá enviar ao CONUNE. (Ex.: Chapa X teve 60% dos votos, então levará 6 delegados. Chapa Z teve 30%, levará 3 delegados.)

O Congresso: Geralmente, as chapas inscritas estão articuladas com propostas nacionais e a ideia do CONUNE é somar os resultados das eleições de todo o Brasil, a fim de verificar a proposta apoiada pela maioria dos estudantes. A proposta vencedora será a política da UNE pelos próximos 2 anos.

Eleição da diretoria da UNE: funciona também de maneira proporcional. Ex.: O grupo X, que representa a proposta x, é composto por 40% dos delegados presentes no Congresso. Então, terá 40% dos cargos diretores.