Pular para o conteúdo principal

Estudantes Organizam a Eleição de Delegados para o 54º Congresso da UNE

Falta menos de um mês para o 54º Congresso da UNE – que acontece de 03 a 07 de junho em Goiânia (GO) – e as eleições para delegados, que terão direito a voz e voto, durante o maior e mais importante encontro estudantil brasileiro estão a todo vapor na UFRN.



Temos sete chapas disputando a opinião dos estudantes para definir quais os rumos a UNE deve seguir nos próximos dois anos, sendo elas:
 
Chapa 1 - É pra mudar a UNE.
Chapa 2 - Reconquistar a UNE
Chapa 3 - Corrente Proletária Estudantil
Chapa 4 - E Vamos à luta – Oposição de Esquerda da UNE
Chapa 5 - Une Paratodos
Chapa 6 - Vamos a Luta
Chapa 7 - Podemos Mais: Por uma nova cultura política na UNE

Qual o Calendário da eleição?
Campanha – Os dias de campanha para as eleições de delegadxs serão de 06 a 11 de maio de 2015.
Eleição – Nos dias 12 e 13 de maio de 2015 das 8 horas às 21 horas.

Como funciona a eleição de delegados?
Cada mil estudantes são representados por um delegado. A UFRN conta com 26.000 estudantes presenciais de graduação. Portanto, será representada por 26 delegados.

Eleição local: Urnas estarão por todos os setores de aula da UFRN para receber os votos dos estudantes. A contagem dos votos gera, proporcionalmente, o número de delegados que cada chapa irá enviar ao CONUNE. (Ex.: Chapa X teve 60% dos votos, então levará 6 delegados. Chapa Z teve 30%, levará 3 delegados.)

O Congresso: Geralmente, as chapas inscritas estão articuladas com propostas nacionais e a ideia do CONUNE é somar os resultados das eleições de todo o Brasil, a fim de verificar a proposta apoiada pela maioria dos estudantes. A proposta vencedora será a política da UNE pelos próximos 2 anos.

Eleição da diretoria da UNE: funciona também de maneira proporcional. Ex.: O grupo X, que representa a proposta x, é composto por 40% dos delegados presentes no Congresso. Então, terá 40% dos cargos diretores.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE