Pular para o conteúdo principal

Reforma e ampliação do CB beneficia pesquisa genética da UFRN na fauna e flora

Dentro de um ano, as coleções biológicas da fauna e flora potiguar, oriundas de projetos de pesquisa do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estarão armazenados e/ou acondicionados mais adequadamente, conforme ocorre nas demais instituições de pesquisa do país.

Para tanto, a reitora Ângela Paiva Cruz autorizou na manhã desta sexta-feira, 2, o início das obras dos espaços que vão abrigar as coleções biológicas dos projetos e cursos de pós-graduação do CB. Além dessas, foram contratados, também, o equipamento do sistema de transporte vertical e as reformas nos departamentos que integram o Centro de Biociências.

Dirigentes e pesquisadores do Centro de Biociências, da Superintendência de Infraestrutura e representantes de construtoras participaram das assinaturas dos contratos que totalizam 2 milhões, 18 mil e 346 reais de recursos provenientes do CT-INFRA/FINEP e da própria UFRN.

Para a pesquisadora Eliza Maria Xavier Freire, o investimento nessas obras “confirmam a responsabilidade que a universidade tem perante a pesquisa em ciências biológicas, sobretudo com o patrimônio genético”.

Ao concordar com a pesquisadora, a reitora reconheceu que “a luta e a conquista de condições favoráveis ao desenvolvimento da pesquisa científica institucional nessa área de conhecimento é da comunidade científica do Centro de Biociências, para a qual a atual gestão da UFRN se empenhou no sentido das melhorias serem concretizadas”.

Ao agradecer o empenho da gestão, o vice-diretor do CB, professor Jeferson de Souza Cavalcanti, ressaltou que “o investimento é necessário para que os pesquisadores possam produzir para a comunidade”.

Pesquisadora do CB e vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes considerou que “as obras contratadas no dia de hoje vão assegurar a manutenção das coleções e possibilitar, em breve, o compartilhamento de informações e de bancos de organismos e de células com outros centros de pesquisa do país e do mundo”. 

As obras

As reformas e a ampliação das instalações do CB serão executadas pelas construtoras L&L Engenharia LTDA e Areta Construção, Comércio e Serviços Ltda. Conforme prevê os contratos, os trabalhos de melhoria nos departamentos devem ficar prontos em 151 dias. O restante do serviço contratado deve ser entregue dentro de 301, ou seja, quase um ano.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Valter José Fernandes Júnior, “trata-se de uma obra importante porque vai beneficiar uma área de produção e conhecimento que é referência no Brasil e no exterior”.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE.
Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital.


HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE
CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE!
1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6