Pular para o conteúdo principal

Natal 2014: o estádio é bonito, mas a transparência é baixa

Natal, na contra-mão, mais uma vez, do crescimento e desenvolvimento brasil à fora. Desta vez a cidade foi uma das únicas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, que ficaram em nível baixíssimo de transparência.

Arena das Dunas quase pronto (clique para ampliar)
A avaliação, divulgada no ultimo dia 3, foi feita com base em 90 perguntas, feitas pelo instituto Ethos, que abordam questões como a disponibilidade de informações e a participação dos cidadãos nos investimentos de preparação para o mundial. A partir das respostas, a cidade recebe uma nota que vai até 100.

O levantamento mostra que as cidades de um modo geral melhoraram muito no quesito transparência com relação ao ano passado, com melhoras em boa parte das sedes (veja comparação no final da matéria).

As cidades de São Paulo, do Recife, de Manaus e Fortaleza tiveram menos de 40 pontos e foram classificadas como capitais com baixa transparência. Salvador e Natal ficaram com nota inferior a 20, que indica um nível muito baixo de transparência.

“Natal foi o destaque negativo, pois diminuiu a pontuação em relação à primeira edição” ressalta o texto sobre a capital do Rio Grande do Norte, a pior avaliada este ano.

Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte foram as cidades apontadas como cidades com alta transparência, tendo nota acima de 70. Com 50,37 pontos, as cidades do Rio de Janeiro, de Curitiba e Cuiabá foram classificadas como de transparência média.


Levantamento de 2013
CidadePontuaçãoÍndice de transparência
Brasília77,26Alta
Porto Alegre71,82Alta
Belo Horizonte70,33Alta
Rio de Janeiro50,37Média
Cuiabá49,08Média
Curitiba45,87Média
São Paulo38,15Baixa
Recife35,55Baixa
Manaus25,18Baixa
Fortaleza23,24Baixa
Salvador19,48Muito baixa
Natal12,21Muito baixa

Levantamento de 2012
CidadePontuaçãoÍndice de transparência
Porto Alegre49,92Média
Belo Horizonte49,86Média
São Paulo18,81Muito baixa
Natal15,75Muito baixa
Curitiba15,57Muito baixa
Rio de Janeiro15,36Muito baixa
Salvador14,82Muito baixa
Brasília14,63Muito baixa
Recife14,32Muito baixa
Fortaleza14,29Muito baixa
Manaus13,23Muito baixa
Cuiabá10,38Muito baixa

Com informações de g1.globo.com e www3.ethos.org.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…