Pular para o conteúdo principal

Natal 2014: o estádio é bonito, mas a transparência é baixa

Natal, na contra-mão, mais uma vez, do crescimento e desenvolvimento brasil à fora. Desta vez a cidade foi uma das únicas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, que ficaram em nível baixíssimo de transparência.

Arena das Dunas quase pronto (clique para ampliar)
A avaliação, divulgada no ultimo dia 3, foi feita com base em 90 perguntas, feitas pelo instituto Ethos, que abordam questões como a disponibilidade de informações e a participação dos cidadãos nos investimentos de preparação para o mundial. A partir das respostas, a cidade recebe uma nota que vai até 100.

O levantamento mostra que as cidades de um modo geral melhoraram muito no quesito transparência com relação ao ano passado, com melhoras em boa parte das sedes (veja comparação no final da matéria).

As cidades de São Paulo, do Recife, de Manaus e Fortaleza tiveram menos de 40 pontos e foram classificadas como capitais com baixa transparência. Salvador e Natal ficaram com nota inferior a 20, que indica um nível muito baixo de transparência.

“Natal foi o destaque negativo, pois diminuiu a pontuação em relação à primeira edição” ressalta o texto sobre a capital do Rio Grande do Norte, a pior avaliada este ano.

Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte foram as cidades apontadas como cidades com alta transparência, tendo nota acima de 70. Com 50,37 pontos, as cidades do Rio de Janeiro, de Curitiba e Cuiabá foram classificadas como de transparência média.


Levantamento de 2013
CidadePontuaçãoÍndice de transparência
Brasília77,26Alta
Porto Alegre71,82Alta
Belo Horizonte70,33Alta
Rio de Janeiro50,37Média
Cuiabá49,08Média
Curitiba45,87Média
São Paulo38,15Baixa
Recife35,55Baixa
Manaus25,18Baixa
Fortaleza23,24Baixa
Salvador19,48Muito baixa
Natal12,21Muito baixa

Levantamento de 2012
CidadePontuaçãoÍndice de transparência
Porto Alegre49,92Média
Belo Horizonte49,86Média
São Paulo18,81Muito baixa
Natal15,75Muito baixa
Curitiba15,57Muito baixa
Rio de Janeiro15,36Muito baixa
Salvador14,82Muito baixa
Brasília14,63Muito baixa
Recife14,32Muito baixa
Fortaleza14,29Muito baixa
Manaus13,23Muito baixa
Cuiabá10,38Muito baixa

Com informações de g1.globo.com e www3.ethos.org.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE