Pular para o conteúdo principal

Comitiva americana escolhe a UFRN para treinar na Copa

Mais uma seleção que vai jogar em Natal na primeira fase da Copa do Mundo 2014 enviou seus representantes à cidade nesta terça-feira. Depois da Itália, foi a vez de uma comitiva dos Estados Unidos visitar a Arena das Dunas, que será palco do confronto contra a seleção de Gana no Mundial. O diretor geral de administração da Federação Americana de Futebol (US Soccer), Tom King, esteve acompanhado do assessor de imprensa Michael Kammarman. O grupo ainda vistoriou um hotel 5 estrelas da Via Costeira e o campo da UFRN, que servirá como centro de treinamento para o time da terra do "Tio Sam". 
Comitiva dos EUA visita a Arena das Dunas, em Natal (Foto: Klênyo Galvão)Comitiva dos EUA visita a Arena das Dunas, em Natal (Foto: Klênyo Galvão)

Em nome da Federação, Kammarman disse que Natal está fazendo um trabalho fantástico e que todos estão bastante empolgados por fazer o jogo de estreia no Mundial na capital potiguar. Sobre o centro de treinamento da UFRN, ele elogiou o progresso das obras e achou o local bem completo. Toda a estrutura que está sendo preparada vai ser boa não só para eles, como também será um legado para a universidade. Kammarman conta ainda que foram muito bem recebidos e que o hotel escolhido é bonito e muito bom para todo o time; tem tudo que eles precisam.
Michael Kammarman, assessor de imprensa da USA Soccer Confederation - Copa do Mundo, em Natal (Foto: Augusto Gomes)Michael Kammarman, assessor de imprensa da U.S. Soccer Federation (Foto: Augusto Gomes)
- Por tudo que vimos hoje (terça-feira), nós estamos muito empolgados em vir para Natal. As pessoas são ótimas, as praias são muito bonitas, mas o mais importante é que seremos recebidos com uma boa estrutura para nos prepararmos para o jogo contra Gana - disse o americano.
No que diz respeito à segurança dos jogadores, Kammarman disse que sempre há essa preocupação onde quer que a seleção americana vá jogar. No hotel, a comitiva avaliou os acessos, circulou pelas dependências do lugar e ainda entrou em alguns quartos para checar o nível de segurança. Mas, segundo o assessor de imprensa, foi uma sorte dos EUA poder jogar em Natal. Ele disse que "se sentirão seguros" e que todo o departamento de segurança da federação já está tomando as devidas providências. "A única preocupação dos jogadores será em jogar futebol", completou.

De acordo com o superintendente de infraestrutura da UFRN, Gustavo Coêlho, foi feito um investimento no valor de R$ 10 milhões no complexo esportivo da universidade. Ele afirmou que critérios como qualidade, nivelamento e dimensões do gramado, além do sistema de drenagem e irrigação tiveram avaliação positiva dos americanos.

Gustavo Coelho, superintendente de Infraestrutura da UFRN - Copa do Mundo, em Natal (Foto: Augusto Gomes)
Gustavo Coêlho diss que a comitiva dos EUA
aprovou o campo da UFRN (Foto: Augusto Gomes)
- Nós estamos finalizando os investimentos que foram feitos até agora de R$ 10 milhões contemplando a pista de corrida, o campo de futebol e a reestruturação do sistema elétrico de todo o parque poliesportivo. Agora nós vamos fazer as instalações provisórias dos vestiários e arquibancadas - explica o superintendente.

A UFRN disponibilizou ainda as piscinas, salas de musculação e um centro de mídia, que será instalado em um prédio da instituição próximo ao campo. Apresentada toda a estrutura do local, os americanos não fizeram nenhuma exigência. Eles chegaram a sugerir que a grade que cerca o campo fosse fechada para evitar a exposição dos atletas. Mas o superintendente informou que não há expectativa para o serviço e que isso não seria, então, um problema para que a equipe treinasse lá.

Após a visita à UFRN, a comitiva americana foi até a Arena das Dunas, onde passou cerca de meia hora apenas. De lá, saíram direto para o Aeroporto Internacional Augusto Severo. O secretário adjunto de Esporte, Lazer e da Copa do Mundo em Natal, Carlos Eduardo do Nascimento, acompanhou a visita e disse que os americanos gostaram das instalações do estádio.
Comitiva dos EUA visita campo da UFRN, em Natal (Foto: Victor Lyra)Comitiva dos EUA visita campo da UFRN, em Natal (Foto: Victor Lyra)

- Eles acharam muito boa a forma arquitetônica, e também ficaram impressionados com o nível do gramado, que foi, para eles, a principal observação na avaliação. Eles se interessaram apenas pelo gramado e pelo vestiário. Nesses pontos, não temos nada a dever a ninguém. O gramado está em perfeitas condições e, se tivéssemos um jogo agora, seria um palco perfeito e os vestiários já estão completamente equipados. Resta apenas darmos o pontapé inicial para começarmos a Copa do Mundo - explicou.

Os representantes americanos passaram anteriormente por Manaus e, após a visita a Natal, voltaram para Chicago, nos Estados Unidos. No grupo G, os EUA fazem o jogo de estreia no dia 16 de junho, em Natal. No dia 22, a delegação segue para Manaus para enfrentar Portugal, e encerra a fase de grupos em Recife, na partida contra a seleção da Alemanha, no dia 26 de junho.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…