sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BCZM faz campanha para divulgar Repositório Institucional

A Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BCZM/UFRN) está fazendo uma campanha junto à comunidade acadêmico-científica para divulgar o Repositório Institucional da UFRN (RI). Trata-se de um ambiente virtual de guarda, preservação e disseminação da produção intelectual da Universidade.

O objetivo da campanha é esclarecer à comunidade da UFRN acerca do papel desse instrumento de salvaguarda da produção técnico-científica e, consequentemente, espaço de construção de memórias da Instituição.
Criado em 2009, o Repositório Institucional (RI) tem como função dar visibilidade à produção intelectual pertencente à comunidade acadêmica e científica da UFRN, seja de docentes, técnicos, pesquisadores ou alunos de pós-graduação. Sua missão, segundo a direção da Biblioteca, é armazenar, preservar e disponibilizar na internet textos completos de acesso livre, em atenção à Política Institucional de Informação Técnico-Científica da UFRN, criada por meio da Resolução nº 059/2010-CONSEPE em abril de 2010.

Os procedimentos para uso desse ambiente são simples. Segundo a diretora da BCZM, Magnólia De Carvalho Andrade, basta o produtor de conteúdo se cadastrar e fazer o autoarquivamento da sua produção intelectual, na íntegra, de acesso livre, para que seja recuperada por todos os usuários dos repositórios institucionais do mundo. O Repositório Institucional da UFRN está disponível no endereço http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/. 
Para outras informações, ligar para o número 3342-2524 ou se comunicar pelo endereço eletrônico repositorio@bczm.ufrn.br.
Via UFRN.br