Pular para o conteúdo principal

CIENTEC 2013 será aberta nesta terça-feira com diversas atrações

Será iniciada nesta terça-feira, 22, a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo tema central é “Educação e Esporte”. Para a solenidade de abertura, foi convidado o grupo de extensão artístico Madrigal, que se apresenta às 8h30 no auditório da Reitoria. Em seguida, às 9h15, a professora Maria Eliete Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), profere palestra sobre o tema “Educação, Esporte e Desenvolvimento Social”.

A CIENTEC é a maior exposição acadêmica do estado e, a cada ano, o número de visitantes e de trabalhos expostos aumenta. Nesta 19ª edição, a CIENTEC conta com 500 estandes, exposição de 1.300 banners e apresentação de mais de 300 projetos para um público estimado de mais de 50 mil visitantes durante os 5 dias do evento.

Entre as atrações da Semana, estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), CIENTEC Cultural, com uma rica programação de arte e cultura, UFRN na Copa, Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Semana de Matemática, Semana de Engenharia Química, além de outros  simpósios e seminários. Além disso, a CIENTEC reune centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN em oficinas e cursos, entre elas, os Jogos Teatrais na Escola, a Introdução ao Design Gráfico e a Língua de Sinais, que acontecem no Departamento de Artes (DEART).

O visitante também pode conferir exposições do Tribunal de Justiça do RN, da Aeronáutica, da Marinha, do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da Agência de Fotojornalismo Experimental (FOTEC) e da Rádio Sonora Experimental.

No dia 22, às 18h15, acontece a abertura da CIENTEC Cultural,no Anfiteatro da Praça Civica, com a palestra “50 anos da Turma da Mônica”, apresentada pelo cartunista Mauricio de Sousa, e com a apresentação da cantora paulista Tiê.

A grande novidade deste ano é o Encontro dos Ex-Trilheiros, quando os alunos que participaram do Programa de Extensão Trilhas Potiguares em suas edições anteriores e hoje estão formados vão compartilhar com os demais suas experiências enquanto trilheiro e profissional inserido no mercado de trabalho. O encontro acontece na quarta-feira, 23, às 18h.

Para conferir a programação geral da CIENTEC, basta entrar no site www.cientec.com.br.

Via UFRN.br

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…