sexta-feira, 13 de setembro de 2013

RU sofrerá ampliação e reforma estrutural

Atendendo reivindicações do DCE, UFRN dará início à grande ampliação do RU.


Expectativa da ampliação do RU. O prédio do meio,
em amarelo, é o que existe hoje.
O Diretório Central dos Estudantes como órgão de representação estudantil a tempos vinha pautando a questão da ampliação do Restaurante Universitário (assim como foi pautada e conquistada a ampliação do circular-campus) para que um número maior de estudantes pudessem ter direito à alimentação oferecida. Depois de muita luta, conquistamos a verba para a reforma.


Na tarde da última quarta-feira, 12 de setembro, foi finalmente apresentado e debatido o projeto de ampliação do Restaurante. O DCE se fez presente na reunião pelos Coordenadores Denilson David, a coordenadora geral Danyelle Guedes e pelo bolsista de imprensa e divulgação Cauê Fernandes. Também se fez presente o Aluno Maycon Silva representando os residentes.

Com a ampliação, a capacidade de produção do RU vai chegar a 10.000 refeições diárias, sendo 7000 almoços e 3.000 jantares. A área total que atualmente é de 1.639 m² passará a ser de 4.417 m², a área do salão chega a 824 m². O Restaurante depois da reforma poderá receber 1540 estudantes de uma só vez, atualmente este número é de 450 universitários.


A obra vai contemplar também estudantes que utilizam bicicleta como meio de transporte, a expectativa é de construção de um bicicletário no lado de fora do RU. Assim como não poderia deixar de incluir totalmente os deficientes físicos, com rampas de acesso, elevador e vagas de estacionamento exclusivas.

Sabendo do cronograma de obras extenso da UFRN, a coordenadora geral Danyelle Guedes cobrou da superintendência agilidade e importância máxima à essa obra visto que os estudantes não podem esperar muito tempo. Foi, também, reivindicado por Danyelle local exclusivo para que os estudantes possam lavar os seus copos ao término da refeição. 

Denilson que é do curso de Artes, reivindicou espaço de convivência entre os estudantes do lado de fora do RU, onde possa receber apresentações artísticas e culturais.

Além da reforma e ampliação do Restaurante, será construído também um Refeitório Satélite, para que universitários que estudam em áreas mais longínquas do campus central também possam ter acesso. Este refeitório está em fase de montagem de projeto e para este refeitório, as dificuldades são um pouco maiores por falta de espaço no interior do campus universitário.

Expectativa da ampliação do RU. O prédio do meio, em amarelo, é o que existe hoje.
As obras vão contar com um modelo que utiliza menos tempo e menos burocracia para iniciar as construções do que a licitação comum. Sendo assim, a expectativa é que as obras comecem no início de 2014 e tenha a principal parte concluída no final de 2014 para o início de 2015.