Pular para o conteúdo principal

Sexualidade, gênero e identidade são os temas do Cine Tirésias, projeto que está dentro da programação do Seminário Internacional Desfazendo Gênero, na UFRN

Por Wendell Marcel

A UFRN vai receber nos próximos dias 14, 15 e 16 de agosto o Seminário Internacional Desfazendo Gênero, que traz em sua programação uma série de debates sobre a questão da sexualidade e das identidades e um discurso de pluralidade entre os gêneros. O evento é articulado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos (Tirésias), desenvolvendo uma grande novidade para os amantes do cinema: uma série de filmes conhecidos e alternativos serão exibidos sobre a temática do Seminário.

O Cine Tirésias, que está dentro da programação do Seminário Internacional Desfazendo Gênero, vai acontecer nos auditórios do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, próximo ao setor II e da Biblioteca Zila Mamede), começando pela manhã e se estendendo até à noite. No todo, serão apresentados 18 filmes, dentro os quais serão apresentados Orações Para Bobby (dir. Russell Mulcahy), Tomboy (dir. Céline Sciamma), 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (dir. Cristian Mungiu) e Frida (dir. Julie Taymor), além de produções de curta-metragens. 

As várias sessões de filmes vão abranger diversos e requisitados temas sobre sexualidade, gênero, descriminação e a intensa crítica sobre as instituições sociais que predizem a divisão entre as identidades sociais da atualidade, através de uma cultura de massas midiáticas.

Segundo o cronograma do Cine Tirésias, disponível na página do Seminário Internacional no Facebook, o primeiro filme será exibido às 9h da manhã, enquanto que o último, às 17h, com exceção do terceiro dia, que será exibido 10 minutos mais tarde. O Seminário Internacional Desfazendo Gênero e, principalmente a coluna Cine Tirésias, está realizando um grande e interessante projeto dentro da universidade, que fomenta não apenas a discussão sobre os temas propostos como também a dinamização de informações e trocas de experiências.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…