quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sexualidade, gênero e identidade são os temas do Cine Tirésias, projeto que está dentro da programação do Seminário Internacional Desfazendo Gênero, na UFRN

Por Wendell Marcel

A UFRN vai receber nos próximos dias 14, 15 e 16 de agosto o Seminário Internacional Desfazendo Gênero, que traz em sua programação uma série de debates sobre a questão da sexualidade e das identidades e um discurso de pluralidade entre os gêneros. O evento é articulado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos (Tirésias), desenvolvendo uma grande novidade para os amantes do cinema: uma série de filmes conhecidos e alternativos serão exibidos sobre a temática do Seminário.

O Cine Tirésias, que está dentro da programação do Seminário Internacional Desfazendo Gênero, vai acontecer nos auditórios do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, próximo ao setor II e da Biblioteca Zila Mamede), começando pela manhã e se estendendo até à noite. No todo, serão apresentados 18 filmes, dentro os quais serão apresentados Orações Para Bobby (dir. Russell Mulcahy), Tomboy (dir. Céline Sciamma), 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (dir. Cristian Mungiu) e Frida (dir. Julie Taymor), além de produções de curta-metragens. 

As várias sessões de filmes vão abranger diversos e requisitados temas sobre sexualidade, gênero, descriminação e a intensa crítica sobre as instituições sociais que predizem a divisão entre as identidades sociais da atualidade, através de uma cultura de massas midiáticas.

Segundo o cronograma do Cine Tirésias, disponível na página do Seminário Internacional no Facebook, o primeiro filme será exibido às 9h da manhã, enquanto que o último, às 17h, com exceção do terceiro dia, que será exibido 10 minutos mais tarde. O Seminário Internacional Desfazendo Gênero e, principalmente a coluna Cine Tirésias, está realizando um grande e interessante projeto dentro da universidade, que fomenta não apenas a discussão sobre os temas propostos como também a dinamização de informações e trocas de experiências.