Pular para o conteúdo principal

UFRN: Elias Jabbour lançará livro sobre a China em Natal na próxima quarta

Existe realmente o que ficou conhecido como “socialismo de mercado”? Há quantas anda o processo de desenvolvimento na China? O que seria o socialismo neste início de século XXI e como se conformaria essa transição numa formação social muito particular? Quais as principais referências teóricas a serem consideradas nesta discussão?

Livro é fruto de 15 anos de pesquisas

As respostas a estas e outras questões são o objeto central das 467 páginas do novo livro de Elias Jabbour sobre a grande potência que se levanta na Ásia. É fruto de mais de 15 anos de estudos, três viagens à China, dois livros anteriores e mais de uma centena de artigos. O livro apresenta outras abordagens, que vão desde a questão agrária e ambiental até problemas regionais, passando pela industrialização do país e sua política de ciência e tecnologia.

Apresentado pelo filósofo italiano Domenico Losurdo e pelo professor da USP, Armen Mamigonian, o livro foi editado em conjunto pela Editora Anita Garibaldi e Editora da Universidade Estadual da Paraíba e será lançado na próxima quarta-feira (7) no Auditório da BCZM (Biblioteca Central Zila Mamede), a partir 19 horas.

Para Édson Moisés, mestrando em Estudo da Linguagem pela UFRN e um dos organizadores do evento, o livro "China Hoje: Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado" é uma "obra madura e criteriosa sobre as especificidades de uma nação que, por muitas vezes, foi vítima de falácias e escorregões analíticos". Segundo ele, "a análise empreendida por Elias Jabbour consegue dar vigor ao olhar atento e otimista da China frente a contemporaneidade, utilizando-se de um método empírico consistente, referências precisas, além de notável didatismo na linguagem".

O evento é aberto ao público e os participantes que se inscreverem pelo SIGAA terão direito a certificado. Acesse clicando aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE.
Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital.


HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE
CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE!
1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6