Pular para o conteúdo principal

Estudante de Rádio e TV vence a I Mostra Polytheama, na Semana do Audiovisual Natal/RN

A segunda edição da Semana do Audiovisual Natal/RN 2013, que aconteceu no Solar Bela Vista de 10 a 14 de julho, premiou na última noite de domingo, na I Mostra Polytheama o curta-metragem de gênero experimental “Azul”, de Felipe Américo. Quatro jurados (entre eles Lisabete Coradini, professora e pesquisadora na área de Antropologia Visual, na UFRN) decidiram os vencedores nas três categorias de ficção, documentário e experimental. No todo, foram exibidos 12 filmes, 4 de cada categoria.

O diretor, roteirista e editor de “Azul”, é estudante de Rádio e TV na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “Fiz em apenas uma noite. Tive a ideia, e fiz”, comentou Felipe, quando foi no palco buscar o seu prêmio no valor de mil reais. Mais tarde, nas redes sociais, comentou que só podia agradecer a “deus, a minha câmera, ao meu blues e minhas frustações”.

Na categoria de filme experimental, outros três filmes concorreram ao prêmio (“CO²”, de Romulo Sckaff; “Benção”, de Taiane Cristina e “Chão de Fé”, de Cássio Hazin), sendo este um valor simbólico, diante das dificuldades de produzir cinema no estado, é um incentivo a criatividade e força de vontade aos nossos produtores e realizadores.

“Azul”, substância que ao ser ingerida provoca um estranho ímpeto no desejo latente do suicídio. O curta é uma profusão de imagens que se fundem, explodem na tela como bombas atômicas. É talvez o melhor estilo do curta de Felipe, fundir cores na mesma sintonia que as compõem. O estudante é um exemplo de que produzir cinema envolve a competência de superar as dificuldades, buscando ferramentas que possibilitem encontrar na simples concepção de uma ideia, um grande discurso audiovisual. 

O curta “Azul” e os demais vencedores serão exibidos na TV Cultura em um horário selecionado da emissora.

Por Wendell Marcel

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE.
Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital.


HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE
CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE!
1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…