Pular para o conteúdo principal

Com unidade, DCE da UFRN aprova instalação de Fórum e promoverá consulta sobre a Mobilidade Urbana

Em reunião realizada nesta última terça (30), na sede do Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro, a direção da entidade abriu o seu segundo semestre debatendo os problemas de mobilidade urbana de Natal e a repercussão das mobilizações que aconteceram na cidade e em todo o país nesses últimos dois meses.

Foi ponto pacífico, dentre os presentes, de que os membros do DCE e as lideranças estudantis de Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos da universidade foram fundamentais na capacidade de articulação do movimento. Para Adler Barros, Coordenador de Movimentos Sociais, "chegou o momento de construir uma articulação entre essas lideranças e o capital político do DCE para que a entidade possa articular diversos segmentos para que se encontre saídas esperadas pela sociedade para a questão do transporte público".

A entidade aprovou, por unanimidade, as seguintes propostas: I - criação de um fórum com diversas entidades para contribuir com as propostas para o processo de debate sobre a mobilidade e convidar uma comissão de professores da universidade que desenvolvem estudos sobre o tema; II - promover uma Audiência Pública na UFRN sobre a licitação do transporte público; III - produzir e distribuir jornal especial do DCE com estudos sobre temas centrais relacionados à mobilidade urbana; IV - realização de Assembleia Geral dos Estudantes para convocação de consulta à universidade sobre os temas centrais da mobilidade urbana e V - consulta aos estudantes da UFRN, através do voto, para consolidar a opinião do DCE em relação à mobilidade urbana.

Segundo a Coordenadora de Mulheres, Géssica Régis, "Dada a conjuntura de amplas mobilizações, onde o caos que se encontra o sistema de transportes nas grandes cidades foi o estopim, é fundamental que o DCE se posicione e discuta a mobilidade urbana e questões fundamentais para o próximo período". Para Géssica, "o passo dado hoje é primordial para acumulo e mobilização de todos\as estudantes da UFRN, e virão mais dias de lutas".

A aprovação das propostas e os encaminhamentos dados representam um marco na vida política da entidade. Para o Coordenador de Imprensa, Ramon Alves, "o DCE vai seguir com unidade e com a sua pluralidade para elevar a qualidade da discussão e fazer com que a universidade e a sociedade produzam uma saída para a crise que está instalada. Nesse sentido, reforçará sua democracia instalando os mais representativos métodos de consulta aos estudantes para definir sua posição e isso é muito simbólico".

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE