terça-feira, 7 de maio de 2013

Gestão do DCE reúne-se com a reitora


Os coordenadores do Diretório Central dos Estudantes se encontraram, nesta terça-feira (07), com Angela Paiva, reitora da UFRN. Essa foi a primeira reunião da entidade de representação estudantil com a dirigente máxima da universidade, momento em que foram pautados os seguintes temas: PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), EBSERH, participação nos eventos estudantis nacionais e o Restaurante Universitário. Representando o DCE estiveram presentes Danyelle Guedes, Ramon Alves, Árison Brito e Géssica Régis.

Sobre a primeira pauta, o Restaurante Universitário, foi dito aos representantes estudantis que a previsão de entrega da ampliação do Restaurante Universitário é o 2º semestre de 2014, aumento o número de vagas de 450 lugares para 1700. O RU da Saúde, com 300 lugares, que encontra-se com entupimento embaixo do piso da biomédica, deverá passar por reforma e ser entregue em 30 dias. Segundo Paulo Campos, Pró-Reitor Adjunto de Assistência Estudantil, há ainda o refeitório de C&T que aguarda liberação do MEC para ser licitado.

Sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a reitora afirmou que há especificidades em relação às demais universidades que já assinaram o contrato de adesão, que estão sendo analisadas, mas adiantou que dentre essas está a garantia de que o plano de atividades acadêmicas que a UFRN precisa realizar serão garantidas pela EBSERH, de maneira que alunos, professores e técnicos possam nele desenvolver a parte acadêmica. Conforme afirmou Angela Paiva, haverá após assinatura do contrato, 180 dias de transição para recomposição da força de trabalho por meio de concurso público. Até lá, as equipes que hoje estão atuando continuarão.

Em relação à pauta apresentada por residentes e estudantes do Ceres quanto aos problemas vivenciados, a reitoria e o DCE definiram reuniões de acompanhamento todas as sextas para verificação das soluções que a UFRN têm construído. Tais soluções serão acompanhadas e divulgadas semanalmente nos órgãos de comunicação do DCE.

Por fim, o DCE volta a se reunir com a reitoria na quinta-feira, dia 16, às 10h30, para discussão sobre a proposta dos estudantes para o PNAES.