Pular para o conteúdo principal

Estudantes vão às ruas contra o aumento da passagem

Em protesto contra o aumento da passagem de ônibus, os estudantes natalenses foram às ruas mais uma vez para apresentar sua opinião e insatisfação à sociedade, além de questionar a composição do Conselho de Mobilidade Urbana da cidade, que, ao contrário do que diz a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), não tem representação estudantil.

A marginal da BR-101 foi utilizada pela manifestação pacífica a partir das 17h, quando foram entoadas palavras de ordem contra o reajuste da tarifa. O protesto seguiu até o Midway Mall, quando, após uma parada do movimento, retornou ao Natal Shopping para ser finalizado.

A Polícia Militar, durante o trajeto de volta ao Natal Shopping, agiu de maneira desproporcional à mobilização dos estudantes, ferindo vários com balas de borracha e gás de pimenta. Até a professora da UFRN, Sandra, de Letras, recebeu um chute de um policial ao tentar evitar que este utilizasse cassetete contra os manifestantes.

Para o diretor de imprensa do DCE/UFRN, Ramon Alves, a prefeitura perdeu uma grande oportunidade de abrir o diálogo com os estudantes sobre os problemas de mobilidade urbana de Natal. "Todos os DCEs e a UNE foram pegos de surpresa com o voto de um representante estudantil, que não foi legitimado por ninguém, autorizando o reajuste. Já tinha sido esse o comportamento do prefeito na sua última gestão e essa prática, velha e autoritária, não será tolerada".

Os estudantes secundaristas também estiveram em peso no ato. Para o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), Whanderley Costa, "isso é reflexo da ampliação da capacidade que esse movimento vem tendo, aglutinando mais e mais parcelas da sociedade para reivindicar transparência, participação e qualidade nos serviços públicos".

Os estudantes organizarão novos protestos para mobilizar a sociedade pela suspensão do reajuste da passagem de ônibus.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE