Pular para o conteúdo principal

UFRN renova parceria para apresentações da Orquestra Sinfônica


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) renova convênio om o Sistema Fecomércio e assina contrato de cooperação para continuidade do programa Parcerias Sinfônicas. O objetivo é de desenvolver ações formativas entre o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN (OSUFRN) para incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia.

O contrato, que renovou o convênio por mais um ano, teve as assinaturas da reitora Ângela Paiva Cruz; do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz; da diretora regional do SESC, Jeane Eliad Figueiredo do Amaral; da vice-diretora da Escola de Música da UFRN, Raquel Carmona; e do maestro da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, André Muniz.

Segundo Ângela Paiva Cruz, esse tipo de parceria é importante porque mostra a preocupação da Universidade com a formação cidadã.  “Os processos sociais também podem ser inovadores”, frisou Ângela, destacando o crescimento da Escola de Música, que hoje oferece, além do ensino técnico, a graduação e a pós-graduação. Ela exemplifica: “há alguns dias tivemos a formação, de uma só vez, de dez doutores, e isso é um fato inédito na Instituição”.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, fez questão de falar sobre os acordos já realizados com a UFRN, destacando o atual contrato, considerado “um projeto vitorioso”. A diretora do SESC, Jeane Figueredo, falou sobre a ênfase nos programas culturais e de lazer, de forma que venham a “contribuir efetivamente para o desenvolvimento cultural do estado”.

Raquel Carmona, vice-diretora da Escola de Música, fez referência à importância do projeto para “alavancar” o público, enquanto a diretora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Teodora Alves, destacou o investimento da atual gestão da UFRN na política cultural.

De acordo com o maestro da OSUFRN, André Muniz, a partir dessa iniciativa, a Escola de Música integra todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da atuação e da execução “de nossos professores e da vinda de solistas que trazem um tipo de informação técnica diferenciada para nossos alunos”.
Projeto

O projeto, iniciado em 2011, permite que a orquestra apresente concertos oficiais, artístico-culturais e didático-pedagógicos voltados para o público-alvo do SESC e para a população em geral. Além disso, a OSUFRN atuará em ações educativas e de desenvolvimentos artístico-culturais para os programas escolares e sociais do SESC-AR/RN, tais como palestras-concerto de grupos camerísticos, famílias de instrumentos, duo ou trios, oficinas musicais, vivências e visitações dos instrumentistas discentes da Orquestra às salas de aula do SESC.

Na sua primeira edição, os grandes clássicos da MPB ganharam uma nova roupagem com o encontro de talentos potiguares, a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara e a Orquestra Sinfônica da UFRN, com arranjos de Willames Costa. A mistura do popular com o erudito rendeu ao projeto o Prêmio Hangar de Música 2011 na categoria melhor show do ano.

A segunda etapa do projeto Parcerias Sinfônicas estreou em junho de 2012, com uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. O show “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” foi apresentado pela primeira vez no evento “Mossoró Cidade Junina”. Essa terceira edição, segundo Daniel Rezende, coordenador cultural do SESC, ainda está em concepção.
Fonte: UFRN.br

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE