Pular para o conteúdo principal

GRATUIDADE NO VESTIBULAR DAS FEDERAIS: MAIS UM PASSO RUMO À DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR


Do Blog da UBES

Mais uma conquista para os estudantes das escolas públicas de todo o Brasil, mais um motivo para os secundaristas acreditarem que é possível ingressar no ensino superior em um país em que a educação básica carece de melhores estruturas, mais atenção, mais investimentos para que o ensino superior deixe de ser uma utopia para os estudantes que estão nas escolas públicas.

Às portas de seus 65 anos, a UBES comemorou nessa quinta-feira (11), a sansão da lei nº 12.799 que estabelece critérios de isenção do pagamento de taxa do vestibular para ingressos nas universidades federais. A aprovação surge como um passo inédito e transformador rumo à democratização da universidade.

Até então, o vestibular, o primeiro contato com a instituição de ensino, chegava em algumas instituições ao valor de R$130. Segundo o documento, as federais adotarão critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos em seus cursos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos. Para ter direito ao benefício, o estudante deve cumprir duas exigências, ou seja, ter feito escola pública ou ser bolsista integral em escola particular e ter renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.

Assistimos hoje, a derrubada de uma das grandes barreiras que separava e tornava o sonho do estudo nas federais uma meta impossível para aqueles que vinham das salas de aula do ensino público. A mudança, necessária e até mesmo tardia, deixa para traz mais esta luta vencida com as marcas das centenas de passeatas e atos públicos que o movimento estudantil brasileiro encabeçou de norte a sul de país que quer mais acesso.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE