Pular para o conteúdo principal

GRATUIDADE NO VESTIBULAR DAS FEDERAIS: MAIS UM PASSO RUMO À DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR


Do Blog da UBES

Mais uma conquista para os estudantes das escolas públicas de todo o Brasil, mais um motivo para os secundaristas acreditarem que é possível ingressar no ensino superior em um país em que a educação básica carece de melhores estruturas, mais atenção, mais investimentos para que o ensino superior deixe de ser uma utopia para os estudantes que estão nas escolas públicas.

Às portas de seus 65 anos, a UBES comemorou nessa quinta-feira (11), a sansão da lei nº 12.799 que estabelece critérios de isenção do pagamento de taxa do vestibular para ingressos nas universidades federais. A aprovação surge como um passo inédito e transformador rumo à democratização da universidade.

Até então, o vestibular, o primeiro contato com a instituição de ensino, chegava em algumas instituições ao valor de R$130. Segundo o documento, as federais adotarão critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos em seus cursos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos. Para ter direito ao benefício, o estudante deve cumprir duas exigências, ou seja, ter feito escola pública ou ser bolsista integral em escola particular e ter renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.

Assistimos hoje, a derrubada de uma das grandes barreiras que separava e tornava o sonho do estudo nas federais uma meta impossível para aqueles que vinham das salas de aula do ensino público. A mudança, necessária e até mesmo tardia, deixa para traz mais esta luta vencida com as marcas das centenas de passeatas e atos públicos que o movimento estudantil brasileiro encabeçou de norte a sul de país que quer mais acesso.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…