quinta-feira, 4 de abril de 2013

Entidades estudantis dão sequência a ciclo de formação política


Neste sábado, 06, às 13h30, o Ciclo de Formação Política da UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) e da APES (Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas) acontecerá no IFRN da Avenida Rio Branco, na Cidade Alta. Nesta primeira etapa, os participantes recebem capítulos do livro “O  Poder Jovem”, de Arthur Poerner, e fazem uma discussão interativa, com base na realidade que vivenciam e construindo um paralelo com a formação do movimento estudantil brasileiro.

Segundo o presidente da UMES, Whanderley Costa, “a primeira etapa reuniu lideranças de Centros Acadêmicos, Diretórios Centrais de Estudantes, militantes do movimento secundarista e interessados em participar de discussões que, no geral, são omitidas nas salas de aula”. Para ele, “essa é uma forma de apresentar a história construída pelo povo, com suor, disposição, alegria e entusiasmo de viver uma vida melhor coletivamente”.

Whanderley considera que “esse Ciclo também é uma forma de garantir uma cultura de leitura e formação política permanente, preparando o movimento estudantil para os desafios do presente”. Atualmente, a UMES e a APES encampam as bandeiras nacionais por 10% do PIB pra Educação e fortaleceu a Jornada de Lutas da Juventude reivindicando democratização da mídia, reforma política e mais direitos pra juventude brasileira.

O Ciclo de Formação Política da UMES e da APES é gratuito e aberto a todos os interessados em discutir temas sociais e relevantes para o processo político de avanços e conquistas para o povo brasileiro.

Do Portal do Estudante RN