quinta-feira, 4 de abril de 2013

Debate DCE sobre rumos da verba de Assistência Estudantil.


O Plano de Assistência Estudantil - PNAES - foi um programa criado e regulamentado pelo Ministério da Educação ao final do ano de 2007, conforme a Portaria Normativa nº 39, que garante apoio ao estudante que visa ingressar no ensino superior e não dispõe de condições efetivas para permanência nessas instituições.

Antes de apresentar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis a proposta de orçamento para a assistência estudantil de 2013 na UFRN, que está orçada no valor de R$: 15.745.406,00 o Diretório Central dos Estudantes (DCE) vai debater hoje, dia 04 de Abril o assunto com os alunos. "Recebemos alguns dados da PROAE, pedimos mais informações e agora vamos submetê-las ao conhecimento dos estudantes para colher posições definitivas", explicou Danyelle Guedes, da coordenação-geral do DCE. 



A participação dos alunos na discussão está prevista no artigo 4º do Pnaes (Lei 7234/2010), o que vai ao encontro da política da atual Administração de chamar a comunidade para participar dos debates.

Esta é uma das primeiras vezes que o orçamento dos programas de assistência será debatido de forma participativa. “Isso dá mais transparência e legitimidade à distribuição da verba”, disse o Coordenador de Administração e Finanças do DCE, Fábio Henrique.

Esperamos que os estudantes, principalmente os residentes se façam presente nesse debate hoje, que será as 17hs no Auditório do DCE. Estão todos convidados.