Pular para o conteúdo principal

De Zeca Pagodinho a Geraldo Vandré: Um show de insatisfação

Onde a PROAE está? “Nunca vi, nem conheço, só ouço falar!” É com a adaptação da música “Caviar”, consagrada na voz do cantor Zeca Pagodinho que inicio este breve texto, ou se preferirem este relato.
É visivelmente díspar a política pregada pela UFRN e o serviço oferecido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Afirmo isto com base na realidade vivida pelos estudantes do CERES, mais especificamente na humilhante saga encarada pelos residentes do CERES Campus de Caicó/RN.

Não se limitando apenas aos residentes, faço reflexões referentes àqueles que não necessariamente necessitam de Residência Universitária, mas que precisam de outra categoria de auxílio para prosseguir na graduação: uma casa de pouso para os universitários que venham desenvolver algum tipo de atividade que dure mais de um turno, um restaurante universitário para os alunos (como também professores e servidores), um maior número de bolsas de apoio técnico destinada aqueles que se encaixem no perfil carente socioeconômico (e não migalhas), a viabilização de um ônibus circular destinado aos universitários que residem em Caicó.

A participação da PROAE é ínfima no nosso Centro. Talvez se saíssemos indagando os discentes sobre quem seria a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, poucos saberiam responder. O resultado da pesquisa traduziria a omissão desta Pró-reitoria no CERES. Os problemas enfrentados pelos residentes é o exemplo mor da omissão dos que compõe a pasta: a má alimentação oferecida sendo do conhecimento da PROAE, a intransigência, o autoritarismo em detrimento da autoridade. Todos esses fatores deram origem ao que é atualmente conhecimento como movimento #ForaJaneusa.

Diante disso, mais uma vez o movimento estudantil vai às ruas, agora objetivando destituir uma tirana do poder. Em meio a tudo, isso há aqueles que se calam como se nada acontecesse por temerem represálias; há aqueles que sabem do que está acontecendo, mas dizem “eu não vou fazer movimento por que sei que nada vai mudar”; mas também há aqueles que acordam quem insiste em dormir o sono do conformismo. Eu sou daqueles que caminham, cantam e convocam: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, Não espera acontecer”.

Por Antonio Alves, do CERES

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE