Pular para o conteúdo principal

UNE lança nova carteira estudantil

Documento está mais seguro e confiável com
 código de barras e QR code de acordo com a Lei da Copa do Mundo

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e suas milhares de entidades filiadas. Os estudantes podem solicitar a sua através do site da UNE www.une.org.br munidos da cópia do RG, CPF, e comprovante de matrícula de 2013. O preço também foi unificado em todo o país e custa R$20,00. A carteira fica pronta em até sete dias úteis e vale até março de 2014.

Meia-Entrada é luta histórica

Há anos a UNE vinha se preparando para dar mais funcionalidade, transparência e eficiência para a carteira estudantil. Com a exigência do Congresso para uma certificação de segurança ela buscou uma parceria com Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). O novo documento contém um código de barras e um QR Code que traz mais segurança e tranquilidade ao usuário e ao bilheteiro. A UNE é a pioneira no país em utilizar na carteira a tecnologia do certificado de atributo, uma estrutura de dados que assegura a legitimidade e possibilita a conferência de qualquer dado do aluno, seguindo um padrão de confiança da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Desde a redemocratização do país a UNE luta por uma Lei nacional de meia entrada. A entidade participou ativamente das comissões e debates sobre a entrada dos eventos da Copa do Mundo e mesmo insatisfeita com o preço do ingresso e com a burocracia para compra entende como um ganho a Lei Geral da Copa.

Segundo o presidente da UNE a medida provisória 2.208 de 2001 ao contrário do que muitos pensam não fala sobre meia entrada. Ela liberou a emissão da carteira pelos estabelecimentos de ensino, pelas associações, agremiações estudantis e acabou com a exclusividade da UNE. “Foi uma retaliação do governo FHC às greves encabeçadas pela UNE exigindo melhorias na educação. Ela é uma aberração jurídica que jamais foi votada pelo Congresso e dá base a ação das máfias ou qualquer empresa mal intencionada. A UNE em parceria com o Procon já denunciou diversas quadrilhas que comercializavam carteiras de forma irregular”, explica.

A “bagunça” na emissão das carteiras teve um efeito ainda mais perverso: o encarecimento da cultura no Brasil. “Hoje os próprios produtores culturais admitem que o valor da meia entrada é praticamente de uma entrada inteira, consequentemente dobrando o valor do ingresso normal”, afirma Iliescu.

Para a UNE a carteira estudantil é mais que uma identificação, é um portador de direitos do estudante. É um documento de autonomia da representação estudantil também, uma vez que é emitido por uma entidade de estudantes e de autonomia financeira. A arrecadação das carteiras custeia o funcionamento da entidade e é repartido entre as UEEs dos estados, os DCEs das universidades e os CAs dos cursos.

Cristiane Tada, do Portal da UNE

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.