Pular para o conteúdo principal

Juventude vai às ruas de Natal por mais direitos

Em todo o Brasil, a juventude está indo às ruas lutar por mais direitos e por mudanças estruturais. A Jornada de Lutas da Juventude, organizada por dezenas de organizações juvenis e entidades do movimento social, tem como mote uma série de reformas capazes de democratizar a política, a educação, o campo, a comunicação e, dentre outros, combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Em Natal, a Jornada de Lutas, organizada, dentre outros, pelo DCE|UFRN, saiu em caminhada da Unidade Sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), rumo à UFRN, onde foi finalizada com uma programação cultural recheada de artistas locais. Durante o trajeto até a universidade, os jovens foram apresentando suas pautas locais e nacionais.

Segundo André Cavalcante, Coordenador de Movimentos Sociais do DCE, "estamos na Jornada de Lutas contra o extermínio da juventude, a favor do pré-sal para a educação e pela ampliação de direitos. É dia de ir às ruas".

Os problemas vivenciados pela Universidade Estadual do RN (UERN) e as estatísticas que apontam para o aumento da criminalidade envolvendo os jovens em todo o Estado também foram lembrados. Para o presidente da UMES Natal, Whanderley Costa, "o governo estadual não vê a juventude como prioridade, embora sejamos um segmento estratégico para um projeto que leve em contas as potencialidades do nosso desenvolvimento. Como o poder público estadual é omisso, vê o agravamento da violência, da ausência de perspectivas porque não se investe em lazer, em escolas técnicas, em trabalho digno".

Pelas redes sociais, estão sendo divulgadas diversas imagens dos protestos que já aconteceram nas capitais e os que virão. Acesse a fã page da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira.

No RN, o movimento foi organizado pela União da Juventude Socialista (UJS), a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), Levante Popular de Juventude, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Movimento dos Sem Terra (MST), pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), Pastoral da Juventude, Centro de Referência dos Direitos Humanos (CDRH), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), União da Juventude Rebelião (UJR) e os mandatos do vereador George Câmara (PCdoB) e Hugo Manso (PT), de Natal, Odon Jr, de Currais Novos, do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e da deputada federal, Fátima Bezerra.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE