Pular para o conteúdo principal

Ato político e cultural da Jornada de Lutas da Juventude Potiguar (27/03)



A fragmentação das lutas juvenis é um fenômeno moderno que está inserido no contexto da fragmentação das lutas sociais, num período marcado pela dificuldade de se construir consensos programáticos e unidade na ação política. A divisão no interior do movimento sindical e estudantil, bem como o surgimento de novos movimentos sociais com pautas setoriais e bastante específicas é um sintoma do fenômeno destacado. 

Se durante a década de 90 era possível construir unidade em torno do combate ao projeto neoliberal em curso no Brasil, o início do século XXI e a eleição de Luís Inácio Lula da Silva desencadearam diferentes formas de diálogo e de construção da luta política. As pautas corporativas ocuparam cada vez mais destaque, em detrimento de uma plataforma política capaz de superar os limites da democracia parlamentarista e do governo de ampla coalizão liderado pelo PT.

Entretanto, o ano de 2013 se iniciou com uma convocação inusitada que pode representar um marco político importante no que diz respeito à tentativa de se construir consensos programáticos e unidade na ação política. Trata-se justamente da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, convocada por juventudes partidárias e diversos movimentos juvenis, apresentando uma plataforma política com foco na reforma política, reforma agrária, democratização da comunicação, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, na luta contra o extermínio da juventude, por mais investimento na educação pública e na defesa do socialismo. Trata-se de um momento ímpar de debate e mobilização que vem sendo construído em diversos estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Norte, onde a jornada também incorpora a bandeira do “Fora Rosalba!”.

O dia 27 de março será um dia de luta no RN, um dia em que diversas juventudes do campo e da cidade ocuparão as ruas de Natal para apresentar suas bandeiras de luta e dizer que, apesar dos avanços conquistados na última década, queremos muito mais!

Participe do ato político e cultural da Jornada de Lutas da Juventude Potiguar, a ser realizado dia 27 de março (quarta-feira), às 14h, em Natal/RN. Seguiremos em marcha do IFRN (Av. Salgado Filho) à Praça Cívica do campus da UFRN, onde encerraremos o ato com diversas apresentações artísticas e intervenções políticas.

Juventude que ousa lutar constrói o poder popular!


Retirado de: JPTRN.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.