Pular para o conteúdo principal

DCE esclarece questões sobre a linha circular da UFRN

Na tarde desta quinta-feira, 21, a equipe de comunicação do DCE-UFRN foi até o alojamento dos motoristas dos circulares da UFRN, que se encontra ao lado do Restaurante Universitário, afim de tirar algumas dúvidas dos estudantes com o fiscal da SEMOB sobre os veículos que fazem parte da linha 588-Circular UFRN.

http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/55987.jpg

A primeira questão foi a quantidade de veículos hoje em funcionamento na UFRN e quantos deles possuem acessibilidade. Como era de se esperar o fiscal Willams Silva, nos informou que haviam 07 circulares em funcionamento, porém para a nossa surpresa também fomos informados por ele e pelos motoristas que ali estavam presentes que apenas 01 circular possuía acessibilidade para portadores de necessidades especiais. A surpresa se deu por conta de que a negociação feita entre DCE, UFRN, SEMOB e SETURN era que houvessem 02 carros acessíveis rodando no campus.

A segunda questão por nós colocada foi quanto aos horários dos ônibus, se eles estão saindo no horário programado. O fiscal respondeu que muito dificilmente os ônibus saem realmente no horário, principalmente nos horários de pico, como, por volta de meio dia e por volta das 18h. Segundo ele e alguns motoristas, o horário é difícil de ser cumprido por motivos como trânsito e alta demanda de estudantes nestes horários.

Perguntamos também se havia algum motivo específico que resultasse no cancelamento de alguma viagem. Foi nos respondido que sim, acontece de, quando um motorista falta sem algum aviso prévio, a empresa responsável ter que ir atrás de outro para substituí-lo de última hora e por vezes isso demora bastante, o que acarreta na “queima” de algumas viagens. Outras vezes viagens são perdidas pelo mal funcionamento de algum veículo, impossibilitando o mesmo de seguir viagem.

Sobre a questão da falta do circular com acessibilidade, fomos averiguar com a própria SEMOB o motivo pelo qual não está se cumprindo o prometido de ter dois circulares acessíveis na nossa universidade. Ligamos para o setor responsável afim de obter respostas, porém no momento do contato, hoje (21), pela tarde, a pessoa responsável não podia conversar pois estava em reunião. Fizemos então, uma reclamação formal e um boletim de ocorrência e pedimos para que assim que possível retornassem o contato.

No próximo dia 28, às 15h, o DCE terá mais uma reunião com a SEMOB, onde continuará sendo discutidas as questões de circular, da falta de acessibilidade dos ônibus de toda a cidade e das linhas de ônibus que deixaram de passar no campus.

Reclamação por parte dos motoristas

Conversamos nesta tarde, com o motorista de circular Edmilson Marinho, que aproveitou a nossa presença para reivindicar algumas questões. Uma delas foi a falta de compromisso por parte da UFRN com os motoristas. Segundo ele as condições do alojamento, onde eles deixam objetos pessoais e utilizam o banheiro, é precária. E realmente isso foi observado por nós. Ainda segundo Edmilson, foi prometida a construção de outro alojamento há 3 meses, porém a obra ainda não foi iniciada.

Outra reclamação por parte dos motoristas foi da falta de respeito de motoristas de carros particulares que utilizam paradas feitas para o circular para estacionar seus carros, dificultando assim a circulação e a parada dos ônibus. Reclamaram, também, da falta de educação dos próprios estudantes que utilizam o serviço dos circulares, que segundo alguns motoristas, os tratam como “bichos”, segundo eles é difícil receber um bom dia ou um obrigado. 


O DCE continua com o compromisso de manter a comunidade acadêmica informada das principais questões que lhes dizem respeito. Circular, Restaurante Universitário, Assistência Estudantil e qualidade em educação estarão sempre em nossas pautas.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…