quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UFRN recebe moção de louvor pelos 40 anos da TV Universitária


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado Ricardo Motta, encaminhou uma moção de louvor à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora Ângela Paiva, pelos 40 anos de inauguração da Televisão Universitária (TVURN). O parlamentar destacou a relevância desta emissora pioneira no Rio Grande do Norte.

O deputado Ricardo Motta afirmou que em meio às comemorações dos 40 anos da emissora, a Assembleia Legislativa está fechando uma parceria com a UFRN no sentido de que a TV Assembleia contribua para que se faça a recuperação e a digitalização do enorme acervo de imagens da TVU.

“Este acervo tem grande significado para o nosso Estado, porque nele estão registrados alguns dos mais importantes eventos sociais, culturais, econômicos, esportivos e políticos do RN”, destacou.

A TVU foi inaugurada em 2 de dezembro de 1972, por meio de uma parceria firmada entre a UFRN, o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Governo do Estado, visando à implantação de um pioneiro projeto de tele-aulas e educação infantil no Estado, o Projeto SACI (Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares). Além disso, por 15 anos a TVU foi à única emissora de televisão do Estado, e desde então vem cumprindo com o seu papel de emissora educativa.

Atualmente, a Televisão Universitária integra a Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (COMUNICA), juntamente com a Agência de Comunicação (AGECOM) e a Rádio Universitária FM.

A emissora vem se destacando como uma das maiores produtoras de programas televisivos locais, além de contribuir para a formação de mais de 50 estudantes de Comunicação Social por ano, treinando também estudantes de diversas outras áreas do conhecimento.