Pular para o conteúdo principal

Secretário do MEC diz que quadro da educação no País é muito positivo


“O quadro da educação no País é muito positivo. Em 10 anos, houve uma grande evolução”, afirmou o professor Amaro  Henrique Pessoa Lins, secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação.

A declaração foi feita durante palestra no seminário Expansão da Educação Profissional Tecnológica e do Ensino Superior no Rio Grande do Norte  Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira, 10, no auditório do IFRN (Instituto Federal do RN), no Campus Cidade Alta.

Amaro Lins afirmou também que o Rio Grande do Norte soube aproveitar as oportunidades e hoje apresenta um bom quadro.  A questão da educação está sendo muito bem tratada no atual governo, disse o secretário, referindo-se ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que está em tramitação no Congresso Nacional.

Segundo o secretário de Ensino Superior, o PDE tem uma meta ambiciosa, que é elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta. Defendendo os 10% do PIB para a educação, Amaro Lins também apoia a ampliação da formação de doutores de forma desconcentrada.

O Seminário, promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, contou com a participação das quatro instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte (UFRN, UFERSA, UERN e IFRN), que fizeram exposição de seus planos de expansão. O evento contou com a coordenação da deputada Fátima Bezerra e com as presenças de gestores da educação superior, professores, alunos, representantes sindicais (SINTES/RN, SINASEFE e ADURN), além de gestores municipais.

Fátima Bezerra abriu o evento agradecendo a presença do secretário Amaro Lins e todos os presentes, explicando que essa iniciativa da Comissão de Educação e Cultura tem o objetivo de estimular o debate de “um tema muito importante, que é a educação, estimulando para que essas discussões aconteçam em outros estados, para dar continuidade ao plano de expansão que está sendo trabalhado no MEC”.

A reitora Ângela Paiva Cruz, da UFRN, afirmou que “estamos dando início a uma das metas de nossa gestão. Como a maior instituição pública de ensino, todos entendemos a educação como fator primordial para desenvolvimento social e humano de um país”. Segundo a reitora, em junho passado foi iniciada uma discussão para a formação de um grupo para trabalhar a expansão das universidades nessa sua segunda etapa.

“Pensamos que não poderíamos crescer sozinhos. Começamos a dialogar com as outras instituições para saber como estamos ocupando as áreas vazias, onde há superposições e como podemos crescer juntas e crescer melhor”, afirmou Ângela Paiva.

Fazendo referência ao resultado do último IGC  (Índice Geral de Cursos), que classificou a UFRN como a melhor universidade do Norte/Nordeste, a reitora da UFRN enfatizou: “estamos entre os 10% das melhores universidades do Brasil. Sabemos que temos os piores índices de desenvolvimento humano e devemos modificar esse quadro pela educação superior e pela educação tecnológica”, disse a reitora, justificando a defesa de 100% das cotas pré-sal para aplicação na educação, ciência e tecnologia.

Após a fala da reitora Ângela Paiva Cruz, o professor Enilson Medeiros fez uma explanação do Plano de Expansão da UFRN. O debate contou ainda com exposições sobre os respectivos planos de expansão dos reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José de Arimatea de Matos, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira.

Fonte: UFRN.br

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.