Pular para o conteúdo principal

Reunião com Carlos Eduardo na Reitoria - 17/12



Hoje, dia 17 de Dezembro às 17hs ocorreu uma reunião na sala da Reitora com o futuro Prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Onde estava presente todo o corpo Administrativo da UFRN e Danyelle Guedes, Coordenadora Geral do DCE.
O encontro teve como objetivo tratar de parcerias entre a UFRN e a Prefeitura de Natal, dentre as quais algumas questões ainda pendentes de ações por parte do Poder Executivo Municipal.

Na pauta da reunião constam alguns pontos como o aumento do número de ônibus circulares no Campus Central; uma maior atenção para a solução das licenças de obras; a questão das ciclovias e do anel viário do Campus; e questões pendentes envolvendo a Maternidade-Escola Januário Cicco.

Relato sobre a reunião da nossa Coordenadora,  Danyelle Guedes:
Foi uma reunião para abrir portas para a realização de um bom trabalho nessa próxima gestão municipal. A reitora começou suas colocações falando da infraestrutura da UFRN, mais especificamente do transporte, o “circular”. Foram relatadas ao futuro prefeito as dificuldades que os estudantes enfrentam diariamente ao utilizar o circular, que atua nos últimos anos com uma frota que não atende as reais demandas da universidade. Na questão do transporte o Pró-reitor de Infraestrutura – Gustavo, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis – Janeusa e eu, como representante dos estudantes não medimos as palavras para falar da precariedade desse serviço em nosso campus. Falei ainda do ultimo acontecimento que foi a mudança de itinerário de algumas linhas de ônibus que passam pelo campus, o que prejudicou muitos estudantes e foi lembrada também a necessidade de ônibus com acessibilidade.
Vale salientar que a UFRN nesse próximo ano irá construir ciclovias dentro do campus e pede a ajuda da prefeitura para a construção dessas ciclovias também no anel viário.
Carlos Eduardo se mostrou favorável e apontou como a solução do transporte público de Natal a licitação dos transportes. E afirma que “As necessidades da Prefeitura não serão sanadas em curto prazo”.
O segundo ponto que a reitora falou, foi sobre a saúde, mais precisamente sobre o caos que está na Maternidade-Escola Januário Cicco. Relatou que a MAJEC que só é para atender média e alta complexidade vem fazendo atendimentos normais devido à falta de atendimento nas maternidades municipais. Isso está prejudicando a formação dos estudantes, portanto a prefeitura deve agir logo no intuito de desafogar a MAJEC.
A diretora da MAJEC fala ainda que “não estamos conseguindo ensinar aos nossos alunos como realmente devemos, estamos fazendo apenas a assistência devido o grande número de pacientes. Chegamos a ter mais de 30 mulheres no corredor, coisa que nunca aconteceu, estão sendo feitos 18 cesárias por dia.” A prefeitura precisa debruçar na assistência materno-infantil para que a UFRN possa priorizar o ensino.
Carlos Eduardo falou do ponto positivo em ter como Secretário de Saúde, Cipriano, pois acredita que irá facilitar o trabalho junto a UFRN. E disse que “Cipriano é bem articulado nacionalmente, então temos certeza que iremos solucionar esses problemas”.
Janeusa falou ainda da necessidade de um olhar especial à educação básica devido à nova política de cotas do governo federal.
Carlos Eduardo apenas concordou e comentou que a Procuradoria passou os dados que o déficit do Município com a educação já vai em 150 milhões.

Foi uma reunião bastante proveitosa, essa semana ainda eu irei me reunir com o Secretário de Infraestrutura mais o Pró-reitor de infraestrutura da UFRN para discutirmos melhor a questão dos transportes. A todo o momento Carlos Eduardo foi atencioso aos questionamentos e coerente com as respostas, pois entendemos que ele não podia falar mais do que falou. O município esta é estado de calamidade e o desafio será grande.




Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE