Pular para o conteúdo principal

Reunião com Carlos Eduardo na Reitoria - 17/12



Hoje, dia 17 de Dezembro às 17hs ocorreu uma reunião na sala da Reitora com o futuro Prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Onde estava presente todo o corpo Administrativo da UFRN e Danyelle Guedes, Coordenadora Geral do DCE.
O encontro teve como objetivo tratar de parcerias entre a UFRN e a Prefeitura de Natal, dentre as quais algumas questões ainda pendentes de ações por parte do Poder Executivo Municipal.

Na pauta da reunião constam alguns pontos como o aumento do número de ônibus circulares no Campus Central; uma maior atenção para a solução das licenças de obras; a questão das ciclovias e do anel viário do Campus; e questões pendentes envolvendo a Maternidade-Escola Januário Cicco.

Relato sobre a reunião da nossa Coordenadora,  Danyelle Guedes:
Foi uma reunião para abrir portas para a realização de um bom trabalho nessa próxima gestão municipal. A reitora começou suas colocações falando da infraestrutura da UFRN, mais especificamente do transporte, o “circular”. Foram relatadas ao futuro prefeito as dificuldades que os estudantes enfrentam diariamente ao utilizar o circular, que atua nos últimos anos com uma frota que não atende as reais demandas da universidade. Na questão do transporte o Pró-reitor de Infraestrutura – Gustavo, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis – Janeusa e eu, como representante dos estudantes não medimos as palavras para falar da precariedade desse serviço em nosso campus. Falei ainda do ultimo acontecimento que foi a mudança de itinerário de algumas linhas de ônibus que passam pelo campus, o que prejudicou muitos estudantes e foi lembrada também a necessidade de ônibus com acessibilidade.
Vale salientar que a UFRN nesse próximo ano irá construir ciclovias dentro do campus e pede a ajuda da prefeitura para a construção dessas ciclovias também no anel viário.
Carlos Eduardo se mostrou favorável e apontou como a solução do transporte público de Natal a licitação dos transportes. E afirma que “As necessidades da Prefeitura não serão sanadas em curto prazo”.
O segundo ponto que a reitora falou, foi sobre a saúde, mais precisamente sobre o caos que está na Maternidade-Escola Januário Cicco. Relatou que a MAJEC que só é para atender média e alta complexidade vem fazendo atendimentos normais devido à falta de atendimento nas maternidades municipais. Isso está prejudicando a formação dos estudantes, portanto a prefeitura deve agir logo no intuito de desafogar a MAJEC.
A diretora da MAJEC fala ainda que “não estamos conseguindo ensinar aos nossos alunos como realmente devemos, estamos fazendo apenas a assistência devido o grande número de pacientes. Chegamos a ter mais de 30 mulheres no corredor, coisa que nunca aconteceu, estão sendo feitos 18 cesárias por dia.” A prefeitura precisa debruçar na assistência materno-infantil para que a UFRN possa priorizar o ensino.
Carlos Eduardo falou do ponto positivo em ter como Secretário de Saúde, Cipriano, pois acredita que irá facilitar o trabalho junto a UFRN. E disse que “Cipriano é bem articulado nacionalmente, então temos certeza que iremos solucionar esses problemas”.
Janeusa falou ainda da necessidade de um olhar especial à educação básica devido à nova política de cotas do governo federal.
Carlos Eduardo apenas concordou e comentou que a Procuradoria passou os dados que o déficit do Município com a educação já vai em 150 milhões.

Foi uma reunião bastante proveitosa, essa semana ainda eu irei me reunir com o Secretário de Infraestrutura mais o Pró-reitor de infraestrutura da UFRN para discutirmos melhor a questão dos transportes. A todo o momento Carlos Eduardo foi atencioso aos questionamentos e coerente com as respostas, pois entendemos que ele não podia falar mais do que falou. O município esta é estado de calamidade e o desafio será grande.




Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.