Pular para o conteúdo principal

CONSEPE aprova curso e projeto pedagógico de Medicina para o interior do RN


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou na manhã de terça-feira, 18, a proposta de criação do curso de Medicina no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), localizado em Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). A reunião que aconteceu na Reitoria, também aprovou o projeto pedagógico proposto para a graduação.

Durante a assembleia, foi feita a apresentação do projeto pedagógico do curso, que será baseado no método PBL (Problem-Based Learning). A metodologia toma como ferramenta de ensino o uso de problemas a serem solucionados pelos alunos, além de utilizar módulos ou temas. Dessa forma, na graduação não haverá mais disciplinas. 

O professor George Dantas, membro da comissão da elaboração da proposta pedagógica do curso, explicou que o objetivo é ter um programa com uma metodologia constante de ensino. “No modelo tradicional, o aluno estuda determinado assunto em uma disciplina, e com o PBL, ele terá a oportunidade de estudar e vivenciar o mesmo assunto durante todo o curso.”

George Dantas também apresentou como vantagem do projeto a diminuição das disparidades regionais, já que a média nacional de distribuição de médicos no Rio Grande do Norte é de 1,39 e a média nacional é de 1, 95, com estados brasileiros apresentando um número maior. “É preciso formar médicos na rede de saúde do interior do estado, e com forte vinculação à realidade da população daquela localidade”.

A vice-reitora da UFRN e coordenadora do projeto pedagógico da graduação, Fátima Ximenes, falou que a criação do curso é um avanço e que o projeto passará por adequações constantemente. “Pode demorar 20 anos, mas aos poucos iremos adequar o curso e formaremos médicos que serão grandes generalistas”, disse ao se referir à falta de profissionais que atuem na rede básica de saúde.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, conduziu a reunião e ressaltou que essa é uma ação que visa incentivar a interiorização da Universidade e a inclusão social. “Os estudantes de nível médio do interior do estado terão agora a oportunidade de fazer Medicina da UFRN em Currais Novos, Caicó e Santa Cruz”. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE