segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UFRN realiza Encontro Internacional de Pesquisa em Artes


O Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu hoje o projeto “O conceito de pesquisa em artes – International Journal of Arts – Brazil”, que reunirá na UFRN, do dia 19  até o dia 23 deste mês, pesquisadores da área de artes do Brasil, Canadá, França, Inglaterra, Bélgica e Itália.

O Journal of Arts é uma iniciativa pioneira de projeto editorial, uma publicação acadêmica bilíngue, desenvolvida por associações brasileiras de pesquisa e pós-graduação em artes (cênicas, visuais e música).

O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Artes da UFRN Alex Beigui, com a participação da professora Marta Tupinambá Ulhôa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O lançamento do Journal of Arts, no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), contou com as presenças da reitora Ângela Paiva Cruz, da representante de música da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Antônia Pereira Bezerra, da pró-reitora de Pós-Graduação (PPG) Edna Maria; do diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Herculano Campos, do Diretor da Escola de Música da UFRN, Zilmar Rodrigues e da presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), Maria Bernardete Cordeiro.

A realização do encontro em Natal é resultado de uma parceria entre a CAPES e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sobre o  Journal of Arts, a pró- reitora de Pós-Graduação da UFRN, Edna Maria Silva, disse se tratar de um evento para o programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade, constituindo-se num estímulo às atividades de ensino, pesquisa e extensão, na área de artes”.

A programação inclui palestras, que serão proferidas no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e apresentações culturais, que acontecem no auditório da Escola de Música.

As inscrições estão abertas para discentes de pós-graduação na qualidade de ouvintes. Mais informações no sitewww.cchla.ufrn.br.