segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UFRN capacita professores para inclusão digital da rede pública de ensino

A Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove na próxima quinta-feira, dia 22, no Praia Mar Hotel, o 1º Seminário Integrador das Escolas Contempladas UCA. 

O treinamento, que acontece das 9h20 às 17h, tem o objetivo de formar e acompanhar professores das escolas municipal e estadual de ensino integrantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

A UFRN, por meio da Secretaria de Educação a Distância, tem a responsabilidade de formar e acompanhar os multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Estadual (NTE) e Municipal (NTM), além dos professores das escolas contempladas com esses computadores. 

O credenciamento do evento começa às 8h30. Na mesa-redonda de abertura, estarão presentes os professores José Aires de Castro, do Instituto Virtual da Universidade Federal do Ceará, e Simão Pedro Pinto Marinho, da PUC Minas. Eles irão falar sobre a Adoção das Tecnologias e a Formação Docente no Projeto UCA.

À tarde, a programação será destinada aos professores das escolas municipais e estaduais e acontecerão ainda apresentações de banners e oficinas para discussão com os professores a respeito de quatro temas, que são: Scratch, Uso Pedagógico do Blog, Softwares Educacionais e Ubuntuca, além da oficina de Podcast.

Projeto UCA

O Projeto UCA é um programa educacional do governo federal que visa a criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, a fim de ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.