Pular para o conteúdo principal

Centro de Educação da UFRN sedia palestra sobre álcool e drogas na infância


O auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia, na sexta-feira, 23, às 19h, a palestra “Desenvolvimento cerebral e danos causados pelo uso de álcool e outras drogas na infância e adolescência”.

O encontro terá como ministrante a terapeuta e consultora educacional Elvira França, mestre em Educação pela UNICAMP e especialista em Programação Neurolinguística.

No evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, Elvira abordará as implicações negativas do álcool e das demais drogas no desenvolvimento cerebral durante a infância e a adolescência e a ligação dessas substâncias com o estresse. Além desse assunto, a terapeuta ensinará técnicas de monitoramento do estresse, entre elas uma chamada Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos – CAMM.

Por meio de tais técnicas, afirma Elvira, é possível aprender a controlar o sistema nervoso e a dominar os impulsos, aplicando-as a todas as faixas etárias. Segundo ela, as experiências obtidas com esse tipo de monitoramento do estresse são satisfatórias, uma vez que são técnicas reproduzíveis tanto em casa como em escolas ou locais de trabalho, além de terem apresentado resultados na recuperação de crianças infratoras, de dependentes químicos e de pessoas que sofrem de transtornos psicossociais.

“Essas técnicas são interessantes, pois são de baixo custo, não violam a privacidade, tratam de déficit de atenção e hiperatividade em crianças, aumentam a flexibilidade da pele, além de outros bens que proporcionam. Saber controlar o estresse é uma maneira de evitar que as pessoas busquem o álcool e as drogas, que, além de não atuarem nas causas do mal, trazem outros problemas”, explica Elvira.

Aos que desejarem se aprofundar no assunto, serão realizadas duas oficinas no sábado, 24, sendo uma pela manhã, das 8h às 12h, e outra à tarde, das 14h às 18h. Para mais informações sobre a palestra, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: govindarn@yahoo.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…