segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Centro de Educação da UFRN sedia palestra sobre álcool e drogas na infância


O auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia, na sexta-feira, 23, às 19h, a palestra “Desenvolvimento cerebral e danos causados pelo uso de álcool e outras drogas na infância e adolescência”.

O encontro terá como ministrante a terapeuta e consultora educacional Elvira França, mestre em Educação pela UNICAMP e especialista em Programação Neurolinguística.

No evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, Elvira abordará as implicações negativas do álcool e das demais drogas no desenvolvimento cerebral durante a infância e a adolescência e a ligação dessas substâncias com o estresse. Além desse assunto, a terapeuta ensinará técnicas de monitoramento do estresse, entre elas uma chamada Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos – CAMM.

Por meio de tais técnicas, afirma Elvira, é possível aprender a controlar o sistema nervoso e a dominar os impulsos, aplicando-as a todas as faixas etárias. Segundo ela, as experiências obtidas com esse tipo de monitoramento do estresse são satisfatórias, uma vez que são técnicas reproduzíveis tanto em casa como em escolas ou locais de trabalho, além de terem apresentado resultados na recuperação de crianças infratoras, de dependentes químicos e de pessoas que sofrem de transtornos psicossociais.

“Essas técnicas são interessantes, pois são de baixo custo, não violam a privacidade, tratam de déficit de atenção e hiperatividade em crianças, aumentam a flexibilidade da pele, além de outros bens que proporcionam. Saber controlar o estresse é uma maneira de evitar que as pessoas busquem o álcool e as drogas, que, além de não atuarem nas causas do mal, trazem outros problemas”, explica Elvira.

Aos que desejarem se aprofundar no assunto, serão realizadas duas oficinas no sábado, 24, sendo uma pela manhã, das 8h às 12h, e outra à tarde, das 14h às 18h. Para mais informações sobre a palestra, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: govindarn@yahoo.com.br.