Pular para o conteúdo principal

Centro de Educação da UFRN sedia palestra sobre álcool e drogas na infância


O auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia, na sexta-feira, 23, às 19h, a palestra “Desenvolvimento cerebral e danos causados pelo uso de álcool e outras drogas na infância e adolescência”.

O encontro terá como ministrante a terapeuta e consultora educacional Elvira França, mestre em Educação pela UNICAMP e especialista em Programação Neurolinguística.

No evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, Elvira abordará as implicações negativas do álcool e das demais drogas no desenvolvimento cerebral durante a infância e a adolescência e a ligação dessas substâncias com o estresse. Além desse assunto, a terapeuta ensinará técnicas de monitoramento do estresse, entre elas uma chamada Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos – CAMM.

Por meio de tais técnicas, afirma Elvira, é possível aprender a controlar o sistema nervoso e a dominar os impulsos, aplicando-as a todas as faixas etárias. Segundo ela, as experiências obtidas com esse tipo de monitoramento do estresse são satisfatórias, uma vez que são técnicas reproduzíveis tanto em casa como em escolas ou locais de trabalho, além de terem apresentado resultados na recuperação de crianças infratoras, de dependentes químicos e de pessoas que sofrem de transtornos psicossociais.

“Essas técnicas são interessantes, pois são de baixo custo, não violam a privacidade, tratam de déficit de atenção e hiperatividade em crianças, aumentam a flexibilidade da pele, além de outros bens que proporcionam. Saber controlar o estresse é uma maneira de evitar que as pessoas busquem o álcool e as drogas, que, além de não atuarem nas causas do mal, trazem outros problemas”, explica Elvira.

Aos que desejarem se aprofundar no assunto, serão realizadas duas oficinas no sábado, 24, sendo uma pela manhã, das 8h às 12h, e outra à tarde, das 14h às 18h. Para mais informações sobre a palestra, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: govindarn@yahoo.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE