Pular para o conteúdo principal

UFRN desenvolve projeto de ensino à robótica em escola pública de Natal


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa de mais um projeto de incentivo à iniciação cientifica. No dia 28 de setembro, ocorreu a primeira oficina de robótica para a preparação dos novos monitores do ensino de robótica destinado a alunos da escola da rede pública de ensino de Natal. A aula de instrução aos monitores ocorreu na Escola Municipal Juvenal Lamartine, no bairro do Alecrim.

O professor Antonio Pereira, do Instituto do Cérebro da UFRN, explicou que a oficina faz parte do projeto denominado “Engenheiro do Futuro”, ação financiada pelo Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo despertar vocações tecnológicas, entre os estudantes da escola municipal.

Na oficina, os alunos universitários foram instruídos pelo professor Antonio Barros, convidado para o evento e que veio da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a saberem conduzir da maneira mais didática possível os princípios de robótica para os alunos da escola pública.

Em um primeiro momento, a oficina capacita alunos universitários para tornarem-se monitores para participar da implantação de uma feira de robótica itinerante projetada para despertar o interesse de futuros novos estudiosos nesta nova área da engenharia.

Baseado num estudo amplo e profundo, essa oficina de preparação aos monitores, explora as funcionalidades do Arduíno, uma plataforma eletrônica de hadware livre composto por conjuntos específicos. Um conteúdo fundamental para a área. Após essa fase de treinamento, os monitores estarão capacitados a saberem lidar com o conteúdo e saber transmitir da maneira mais clara possível, para os alunos que irão integrar o projeto.

Antonio Pereira lembra que o projeto partiu da necessidade urgente de mais profissionais da área tecnológica para manter o crescimento do Brasil em bases sólidas.

Inovação


Segundo Antonio Pereira, a primeira edição do projeto está sendo na Escola Municipal Juvenal Lamartine, devido ao ajuste da metodologia antes de ser levada para outras escolas. E também nessa escola funciona o Núcleo de Cognição Aplicada à Educação (NCAE), implantado pelo Instituto do Cérebro da UFRN.


Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE