quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Presença do PIBID na CIENTEC 2012.


O PIBID é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública.

Sendo um programa de iniciação à docência, os participantes são alunos dos cursos de Licenciatura que, inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, e que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Hoje entre nossas visitas, visitamos alguns estandes do PIBID-UFRN. O primeiro deles foi o estande do PIBID-Química, nele os bolsistas fazem experiências como a variação das cores do fogo através da excitação dos elétrons. Ou a experiência do “Sangue do demo” apresentada por Raquel Bandeira, aluna de química da UFRN. Fomos também ao estande do PIBID-Física onde os alunos também estavam fazendo experiências

Alunos de Ed. Física dizendo o que acham do programa.
No estande do PIBID-Ed. Física os alunos falaram um pouco do que pensam sobre este projeto de incentivo a formação dos professores. Segundo eles o sucesso do projeto dá-se pela junção da teoria aprendida na sala de aula e a prática. Os alunos se dizem muito satisfeitos com esta oportunidade.

Sabemos da importância de um projeto como este em nosso estado, tendo em vista o déficit na área docente da educação. Os alunos tem a oportunidade de praticar aquilo que aprendem na sala de aula.