sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EMUFRN promove III Festival Internacional até sábado, dia 23


O III Festival Internacional da Escola de Música da UFRN recebe este ano seis convidados e promove concertos, palestras e masterclasses ao público acadêmico e geral até o sábado, 23 de setembro. Esta semana passam pela programação do festival três recitais.

O primeiro acontece nesta sexta-feira, 14, às 20h, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN. Quem se apresenta são os grupos PERCUMPÁ, grupo de percussão da Escola de Música da UFRN, liderado pelo professor Cléber Campos, e o grupo UFRN Cellos, sob direção artística do professor Fábio Presgrave.

Será apresentado um recital que une a delicadeza das cordas e a rigidez dos elementos percussivos. O repertório é contemporâneo e traz obras de Villa-Lobos e do maestro potiguar Mario Tavares, pela primeira vez apresentadas no estado.

A noite do sábado, 15, será internacional. Apresenta-se no auditório Onofre Lopes a Orquestra Sinfônica da UFRN, com participações da pianista Fany Solter, do violinista e violista alemão Katrin Melcher e do violoncelista alemão Martin Ostertag. O repertório da noite terá obras de Mozart, Hindemith e Max Bruch. A apresentação começa às 20h. Toda a programação de concertos é gratuita.

Iniciado no ano de 2009, o Festival Internacional da EMUFRN tem proporcionado à comunidade acadêmica e ao grande público o contato com importantes professores de renome. Nos anos anteriores, participaram do festival os alemães Martin Ostertag (violoncelo), Fany Solter (piano) e a Katrin Melcher (viola e violino), que este ano repetem a dose junto aos novos convidados, o trompista holandês Will Sanders e o pianista e a violinista alemães Michael Uhde e Katharina Uhde. Durante o evento serão realizados masterclasses e concertos do corpo docente.

O Festival deste ano celebra o convênio de cooperação assinado entre a Escola de Música da UFRN e a HochSchule fur Musik-Kalrsruhe, que possibilitará intercâmbio de alunos e professores entre as duas instituições nos próximos cinco anos. O Festival é uma realização da Escola de Música da UFRN, com patrocínio do edital 2012 de Eventos da PROEX/UFRN e recebe apoio do DAAD-Rio. Todos os recitais têm entrada franca.

Programação

14/09 - 20h - Auditório Onofre Lopes - Concerto UFRN Cellos e PERCUMPÁ

15/09 - 20h - Auditório Onofre Lopes - Grande concerto com Orquestra Sinfônica da UFRN, Fany Solter, Katrin Melcher e Martin Ostertag.