terça-feira, 7 de agosto de 2012

Recepção dos calouros 2012.2

Representantes da UFRN e novos alunos no auditório.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) celebrou, nesta segunda-feira pela manhã, dia 6, na reitoria, a chegada 2.274 novos alunos, ingressantes no semestre letivo 2012.2 da Instituição.

“E é com muita alegria que recebemos os novos alunos neste segundo semestre. Fiquem certos de que estamos imbuídos do melhor propósito de fazer o melhor processo de ensino”, afirmou a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

Os estudantes, como Maria Amália Rocha, 18, caloura do curso de Letras - Língua Portuguesa, que estava ansiosa para o início das aulas, tiveram a oportunidade de conhecer no primeiro dia de aula o maior companheiro dos estudantes da UFRN, o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Gleydson de Lima, da Diretoria de Sistemas da Universidade foi quem fez as apresentações do SIGAA aos novos alunos.

“É necessário que os alunos saibam que é através do SIGAA que são executados serviços importantes para a vida acadêmica, como acesso à turma virtual, pesquisa ao acervo da biblioteca e emissão de documentos, como histórico escolar”, disse Gleydson.

Após a palestra, foi exibido um vídeo institucional que apresentou a UFRN aos seus novos alunos, sucedendo a exibição, o grupo Baião de Dois, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), apresentou-se com suas clarinetas, enchendo o auditório de aplausos ao seu término.

Dando prosseguimento ao evento, autoridades da Universidade fizeram exposição sobre os respectivos setores, tais como os pró-reitores de Assuntos Estudantis e de Graduação, Janeusa Trindade Souto e Alexandre Lara Menezes, o Secretário de Relações Internacionais, Márcio Venício Barbosa, o coordenador da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), Ricardo Lins, o superintendente de Infraestrutura, Gustavo Rosado Coelho, e a aluna do curso de Pedagogia, Daniele Guedes, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

              Danyelle Guedes (Representante do DCE-UFRN) dá as boas vindas aos novos alunos.

Em seu discurso de boas vindas, a vice-reitora destacou que a UFRN é uma instituição que vem se destacando a cada ano e que por isso “somos uma grande universidade em todos os sentidos”. São quase 40 mil alunos e uma grande infraestrutura, enfatizou.

Após apresentação de cada pró-reitoria, os pró-reitores Janeusa Trindade e Alexandre Lara chamaram a atenção dos alunos para uma resolução aprovada recentemente pela Universidade, que proíbe o trote violento e constrangedor. As sanções, frisou Janeusa, poderão atingir tanto os alunos que promovem o trote, como o aluno que consentir.