Pular para o conteúdo principal

Recepção dos calouros 2012.2

Representantes da UFRN e novos alunos no auditório.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) celebrou, nesta segunda-feira pela manhã, dia 6, na reitoria, a chegada 2.274 novos alunos, ingressantes no semestre letivo 2012.2 da Instituição.

“E é com muita alegria que recebemos os novos alunos neste segundo semestre. Fiquem certos de que estamos imbuídos do melhor propósito de fazer o melhor processo de ensino”, afirmou a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

Os estudantes, como Maria Amália Rocha, 18, caloura do curso de Letras - Língua Portuguesa, que estava ansiosa para o início das aulas, tiveram a oportunidade de conhecer no primeiro dia de aula o maior companheiro dos estudantes da UFRN, o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Gleydson de Lima, da Diretoria de Sistemas da Universidade foi quem fez as apresentações do SIGAA aos novos alunos.

“É necessário que os alunos saibam que é através do SIGAA que são executados serviços importantes para a vida acadêmica, como acesso à turma virtual, pesquisa ao acervo da biblioteca e emissão de documentos, como histórico escolar”, disse Gleydson.

Após a palestra, foi exibido um vídeo institucional que apresentou a UFRN aos seus novos alunos, sucedendo a exibição, o grupo Baião de Dois, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), apresentou-se com suas clarinetas, enchendo o auditório de aplausos ao seu término.

Dando prosseguimento ao evento, autoridades da Universidade fizeram exposição sobre os respectivos setores, tais como os pró-reitores de Assuntos Estudantis e de Graduação, Janeusa Trindade Souto e Alexandre Lara Menezes, o Secretário de Relações Internacionais, Márcio Venício Barbosa, o coordenador da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), Ricardo Lins, o superintendente de Infraestrutura, Gustavo Rosado Coelho, e a aluna do curso de Pedagogia, Daniele Guedes, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

              Danyelle Guedes (Representante do DCE-UFRN) dá as boas vindas aos novos alunos.

Em seu discurso de boas vindas, a vice-reitora destacou que a UFRN é uma instituição que vem se destacando a cada ano e que por isso “somos uma grande universidade em todos os sentidos”. São quase 40 mil alunos e uma grande infraestrutura, enfatizou.

Após apresentação de cada pró-reitoria, os pró-reitores Janeusa Trindade e Alexandre Lara chamaram a atenção dos alunos para uma resolução aprovada recentemente pela Universidade, que proíbe o trote violento e constrangedor. As sanções, frisou Janeusa, poderão atingir tanto os alunos que promovem o trote, como o aluno que consentir.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…