Pular para o conteúdo principal

Secretaria Nacional de Juventude realiza seminário para discutir políticas públicas para jovens que vivem no campo


A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza, no período de 21 a 24 de maio, o 1º Seminário Nacional de Juventude Rural e Políticas públicas. O encontro tem por objetivo fortalecer a articulação entre o Governo Federal e a sociedade civil para debater e elaborar um conjunto de políticas públicas voltadas para os jovens que vivem no campo. De acordo com a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, cerca de 8 milhões de brasileiros e brasileiras, com idade entre 15 e 29 anos, vivem na área rural, o que torna urgente a criação de políticas específicas para as necessidades desse público.
O seminário irá reunir cerca de 160 jovens e será realizado no Hotel St. Peter, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 2, Bloco D, em Brasília (DF). A abertura do evento contará com a presença do ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, e da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo.
De acordo com os organizadores, o seminário tem por objetivos a construção e avaliação de políticas voltadas para a juventude do campo; implementação de espaços para exposições e sistematização das experiências desenvolvidas por esse público, além da elaboração de propostas para a relação entre Estado e sociedade civil, a fim de que as ações pensadas atendam, na prática, às expectativas desses jovens. Os participantes esperam, ainda, que o evento sirva para a multiplicação e regionalização desse debate, visando à construção de uma política nacional voltada para os jovens do campo.


PROGRAMAÇÃO
PRIMEIRO DIA 21/05
16h às 18h
Credenciamento dos Participantes e convidados
18h às 20h
Cerimônia Oficial de Abertura
SEGUNDO DIA 22/05
8:30h às 10h
Primeira mesa de trabalho
Juventude rural e a permanência no campo e na floresta: vida, terra, sustentabilidade
10h às 10:15
intervalo e Café
10h15 às 12h
Debate
12h às 14h
Almoço
14h às 16h
Segunda mesa de trabalho
Os desafios da construção das políticas públicas para a juventude rural
16h às 16h15
Intervalo e café
16h15 às17h30
Debate
17h30 às 19h
Oficina de imagens sobre a juventude no trabalho assalariado
19h às 19h30
Organização dos Grupos de Trabalho e Oficinas
19h30 às 21h
Jantar e intervalo
21h às 22h30
Mostra de filmes e imagens em experiências da juventude rural
TERCEIRO DIA 23/05
8h30 às 10h
Oficinas de Construção de Propostas de Políticas Públicas
10h às 10h15
Intervalo e café
10h15 às 12h
Retorno as oficinas
12h às 14h
Almoço e intervalo
14h às 16h
Oficinas de Construção de Propostas de Políticas Públicas
16h às 16h15
Intervalo e café
16h15 às 18h
Retorno a oficina
18h às 20h
Trabalho da relatoria: consolidação  do acúmulo dos grupos e primeira versão da contribuição final
19h às 21h
Jantar e intervalo
22h às 00h
Mostra Cultural
QUARTO DIA 24/05
8h30 às 10h
Apresentação dos resultados das Oficinas Temáticas
Balanço: Desafios e perspectivas
10h às 10h15
Intervalo e café
10h15 às 11h30
Consolidação da contribuição final
11h30 às 12h30
Mesa de encerramento
12h30
Almoço e despedida

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…