Pular para o conteúdo principal

Redação elogiada pela Fuvest tem frase subliminar contra reitor da USP

Uma das 29 redações selecionadas pela Fuvest como bons exemplos de textos escritos na prova do vestibular 2012 para a Universidade de São Paulo (USP) traz um protesto inusitado contra o reitor da instituição. Na redação de três parágrafos, um candidato ou candidata reforçou a escrita de diversas letras espalhadas pelo texto que, unidas na ordem em que foram destacadas, formam a frase "fora Rodas fora PM". O tema da redação da segunda fase da Fuvest 2012, que selecionou candidatos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, foi "Participação política: indesejável ou superada?". Após ser procurada pelo G1 no início da tarde desta segunda-feira (21), a Fuvest retirou a redação do seu site oficial.

Trecho da redação com mensagem subliminar de protesto contra a gestão de João Grandino Rodas na USP (Foto: Reprodução)
Trecho da redação com mensagem subliminar de protesto contra a gestão de João Grandino Rodas na USP; os círculos em laranja foram feitos pelo G1 para melhor visualização da mensagem do candidato (Foto: Reprodução)


Exemplos selecionados
Na última quarta-feira, a Fuvest divulgou 29 textos do que considera as melhores redações (veja ao lado). Os nomes dos candidatos não são identificados. Os textos podem servir de exemplo sobre os padrões que agradam à banca corretora do vestibular. A redação com a mensagem subliminar é a de número 15.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Fuvest afirmou que a mensagem subliminar não foi notada pela diretora-executiva da fundação, a professora Maria Tereza Fraga Rocco. A Fuvest disse ainda que as redações publicadas no site são consideradas "de bom nível" pela "construção de ideias", e que alguns dos textos possuem inclusive erros de grafia. Os autores das redações selecionadas não são identificados.

A assessoria de imprensa da reitoria da USP afirmou que não fará nenhum comentário a respeito.

Redação com mensagem era o exemplo número 15 (à esq.); página foi retirada do site da Fuvest (Foto: Reprodução)
Redação com mensagem era o exemplo nº 15 (à esq.); página foi retirada do site da Fuvest (Foto: Reprodução) 'Ideia ilusória de democracia'
Na redação, o autor ou autora defende que a participação política vá além de o indivíduo apenas mostrar interesse pelas decisões dos governantes, porque, segundo o texto, isso cria um senso de "pseudo-coletivismo" e "uma falsa sensação de estar contribuindo para a ordem e o progresso da sociedade, mascarada pela ideia ilusória de democracia, resultando em uma consequente perda de sua identidade natural".

O texto afirma ainda que "o interesse por política vai além de ideologias partidárias ou observância e manutenção da lei" e que "toda relação social humana é política".

Reitor da USP desde o fim de 2009, Rodas tem enfrentado a oposição do movimento estudantil principalmente na questão da segurança do campus da Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo. Em 2011, a USP afirmou um convênio com a Polícia Militar para a instalação de uma base comunitária no campus. Em novembro, a detenção de um grupo de estudantes portando maconha desencadeou uma ocupação do prédio da reitoria e uma greve estudantil que só terminou em março deste ano. Também em março, o reitor anunciou a contratação do policial militar aposentado Luiz de Castro Junior para o cargo de superintendente de Segurança da Cidade Universitária.

O próximo vestibular da Fuvest terá as inscrições abertas de 24 de agosto a 10 de setembro. A prova da primeira fase será em 25 de novembro, e as provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. A lista dos aprovados sairá em 2 de fevereiro de 2013.

FONTE: G1

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…