Pular para o conteúdo principal

I Simpósio Multiprofissional sobre Mucopolissacaridose

No dia 26 de maio o auditório Mariano Coelho (HUOL), receberá a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, odontólogos, farmacêuticos e psicólogos que tem grande experiência na assistência aos indivíduos com mucopolissacaridose. Objetiva-se sensibilizar estudantes e profissionais da área da saúde para o conhecimento sobre a doença, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

As mucopolissacaridoses (MPSs) são doenças metabólicas hereditárias raras, caracterizadas por um acometimento multissistêmico, progressivo e crônico. Atualmente são descritos sete tipos de MPS (I, II, III, IV, VI, VII e IX). De acordo com levantamentos realizados pela Rede MPS Brasil, até setembro de 2006, havia sido identificadas 249 pessoas com MPS no país. Hodiernamente, o tratamento que tem demonstrado melhores resultados é a Terapia de Reposição Enzimática (TRE). No Rio Grande do Norte, o HOSPED tem se caracterizado como um Centro de Referência no tratamento das MPSs.

No dia 15 de maio foi comemorado o Dia Internacional de Conscientização da Mucopolissacaridose. Nesse ínterim, propõe-se a realização do referido simposio para a divulgação dessa doença pouco conhecida, até mesmo por muitos profissionais de saúde. Isso tem levado os indíviduos acometidos a receberem um diagnóstico tardiamente e, portanto, ao início também tardio do tratamento. Muitas vezes, danos irreversíveis à Terapia de Reposição Enzimática já tem se instalado gerando sérios prejuízos aos pacientes.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE