Pular para o conteúdo principal

EMUFRN promove evento sobre oboé e uso de tecnologia na música

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) promove, a partir desta quarta-feira, 16, o evento Oboé, Música de Câmara e Tecnologia, voltado para o estudo e prática do oboé, instrumento clássico de sopro. A entrada é gratuita e aberto ao público em geral.

O evento foi idealizado pelo professor e maestro da Orquestra Sinfônica da UFRN, André Muniz, e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) e Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade.

Serão quatro dias de atividades, entre oficinas, concertos, ensaios abertos e palestras. Além das atividades relacionadas ao oboé, será discutida a utilização da tecnologia na música. O encontro conta com a participação do instrumentista e professor Fernando Gualda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernando Gualda é doutor em artes sonoras pelo Sonic Arts Research Center, do Reino Unido, foi professor de música e tecnologia na Penn State University, nos Estados Unidos, e é membro das Orquestras Nacional e Sinfônica Brasileira. Na área acadêmica, Gualda é professor de oboé e música de câmara da UFRGS, tendo trabalhos publicados em diversos países.

O professor também atua desenvolvendo softwares para pesquisa em música e objetos de ensino a distância e explora música contemporânea para instrumentos de época em parceria com os músicos Fernando Cordella e Fernando Mattos.

Confira a programação completa do evento:

PROGRAMAÇÃO

16/05 (Quarta-feira)
10h - Masterclass de sopros
14h - Recital Comentado: Quinteto Natal e Regiane Yamaguchi
15h30 - Oficina de Oboé

17/05 (Quinta-feira)
11h - Masterclass de Música de Câmara
14h - Mesa-redonda sobre o tema “Pesquisa em Música e Tecnologia” com Fernando Gualda, Gabriel Gagliano, Cleber Campos, Alexandre Viana, Alexandre Reche e Nivaldo Vasconcelos.

18/05 (Sexta-feira)
14h - Concerto didático
15h - Oficina de Oboé
20h - Recital de Oboé e Música de Câmara com os solistas Ronedilk Dantas (violino) e Fernando Gualda (oboé) e os músicos Amandy Araújo (clarinete), Paulo França (viola), Regiane Yamaguchi (piano), Camila Meirelles (viola) e Tom Drummond (cello).

19/05 (Sábado)
10h - Ensaio Aberto do Naipe de Sopros da Orquestra da UFRN

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…