terça-feira, 15 de maio de 2012

EMUFRN promove evento sobre oboé e uso de tecnologia na música

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) promove, a partir desta quarta-feira, 16, o evento Oboé, Música de Câmara e Tecnologia, voltado para o estudo e prática do oboé, instrumento clássico de sopro. A entrada é gratuita e aberto ao público em geral.

O evento foi idealizado pelo professor e maestro da Orquestra Sinfônica da UFRN, André Muniz, e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) e Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade.

Serão quatro dias de atividades, entre oficinas, concertos, ensaios abertos e palestras. Além das atividades relacionadas ao oboé, será discutida a utilização da tecnologia na música. O encontro conta com a participação do instrumentista e professor Fernando Gualda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernando Gualda é doutor em artes sonoras pelo Sonic Arts Research Center, do Reino Unido, foi professor de música e tecnologia na Penn State University, nos Estados Unidos, e é membro das Orquestras Nacional e Sinfônica Brasileira. Na área acadêmica, Gualda é professor de oboé e música de câmara da UFRGS, tendo trabalhos publicados em diversos países.

O professor também atua desenvolvendo softwares para pesquisa em música e objetos de ensino a distância e explora música contemporânea para instrumentos de época em parceria com os músicos Fernando Cordella e Fernando Mattos.

Confira a programação completa do evento:

PROGRAMAÇÃO

16/05 (Quarta-feira)
10h - Masterclass de sopros
14h - Recital Comentado: Quinteto Natal e Regiane Yamaguchi
15h30 - Oficina de Oboé

17/05 (Quinta-feira)
11h - Masterclass de Música de Câmara
14h - Mesa-redonda sobre o tema “Pesquisa em Música e Tecnologia” com Fernando Gualda, Gabriel Gagliano, Cleber Campos, Alexandre Viana, Alexandre Reche e Nivaldo Vasconcelos.

18/05 (Sexta-feira)
14h - Concerto didático
15h - Oficina de Oboé
20h - Recital de Oboé e Música de Câmara com os solistas Ronedilk Dantas (violino) e Fernando Gualda (oboé) e os músicos Amandy Araújo (clarinete), Paulo França (viola), Regiane Yamaguchi (piano), Camila Meirelles (viola) e Tom Drummond (cello).

19/05 (Sábado)
10h - Ensaio Aberto do Naipe de Sopros da Orquestra da UFRN