Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Certus/Nominuto camufla desaprovação de Rosalba Ciarlini

A pesquisa Certus/Nominuto, veiculada pelo referido portal eletrônico, utilizou de uma estratégia de apresentação dos números da pesquisa para camuflar desaprovação de Rosalba Ciarlini. No momento da pesquisa de opinião em que se avalia a gestão de Micarla, Rosalba e Dilma, apenas a governadora foi sondada a partir de um critério específico. A diferença, aparentemente sutil, joga uma cortina de fumaça sobre os dados.

Conforme os quadros abaixo retirados do citado jornal eletrônico, só a governadora é avaliada a partir da pergunta de escala (Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo), enquanto que a prefeita Micarla e Dilma passam pelo crivo da indagação sobre as suas aprovações (Aprova X Desaprova). A estratégia não é nova. Por isso eu não acredito em ingenuidade.

Se o leitor prestar atenção, verá que a análise pela via da escala gradativa, conforme apenas a governadora foi submetida, tende a “suavizar” a desaprovação da gestão. É que na pergunta em que se pede ao entrevistado para caracterizar o governo como Ótimo, Bom, Regular, Ruim ou Péssimo, muitos pesquisados procuram o posicionamento “regular”, um jeito mais “fácil” de não se envolver em querelas políticas e se livrar da indagação.

A medida acaba gerando verniz de menor desaprovação popular, principalmente quando o número de Rosalba, no modo como foi publicizado, é demonstrado de maneira conjunta com o de Micarla de Sousa, que sofre de grande desaprovação popular e foi avaliado, conforme pergunta mais adequada (Aprova X Desaprova). Na comparação, a diferença parece ser maior do que de fato é.
Porém, que fique claro. A resposta “regular”, na verdade, é considerada desaprovação. Isto porque, quando novamente questionado, o eleitor que responde “regular”, quase como via de regra, tende a desaprovar o gestor.

Para não acharem que eu fico no “achismo”, apresento abaixo farta literatura especializada endossando e demonstrando o que eu afirmo:

Métodos de pesquisa em survey, Earl Babbie

Erros em pesquisas eleitorais, Carlos Alberto Almeida

Cabeça de eleitor, Carlos Alberto Almeida

Crítica metodológica às pesquisas eleitorais no Brasil, Cristiano Ferraz

Pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática, de minha autoria

PS. Confesso que não havia investigado a pesquisa como costumo fazer sempre que vejo uma publicada. É que os dados fundamentais da pesquisa eleitoral, em sua parte estimulada, incharam determinados candidatos e emagreceram outros. Depois que eu vi os números iniciais, nem prossegui. Perdi o tesão.

PS.2. A incongruência foi inicialmente constatada pelo blogdoprimo.com.br, alimentado pelo ex-vereador Renato Dantas. Foi lá que vi a maquiagem, já notada pelo blogueiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…