Pular para o conteúdo principal

Instituto Internacional de Física realiza palestra nesta quinta-feira

O Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza nesta quinta-feira, 19, a palestra intitulada Solution of the Dyson-Schwinger equation on de Sitter background in IR limit. O ministrante será o professor Emil Akhmedov, do Instituto de Física Teórica e Experimental (ITEP) de Moscou (Rússia). O início está marcado para as 16h30, na sala de seminários do IIF.

O professor Akhmedov irá apresentar na palestra uma possível solução para a equação Dyson-Schwinger, relacionada à teoria quântica de campos. Akhmedov explica que o termo "de Sitter" (uma homenagem dos físicos ao cientista alemão Willem de Sitter) diz respeito à "solução de uma equação de Einstein se a energia escura estiver presente". A energia escura é aquela que, segundo os cientistas, está distribuída por todo o universo.

De acordo com o professor russo, a solução apresentada por ele descreve o comportamento de oscilações de ondas de comprimento muito longo. "Eu levo em consideração oscilações presentes em algum campo do topo da expansão do espaço-tempo", destacou Akhmedov. "Eu vou explicar como tais oscilações ocorrem", completou.

O objetivo dos estudos desenvolvidos pelo professor Emil Akhmedov é, segundo ele, entender se a energia escura permanecerá constante e a expansão exponencial continuará eternamente ou se, devido às oscilações presentes, a energia escura se dissipará causando uma desaceleração da expansão do universo.

A palestra é gratuita e direcionada aos estudiosos da área de Física, não sendo necessária inscrição prévia. O Instituto Internacional de Física está localizado na Avenida Odilon Gomes de Lima, 1722, Capim Macio. Outras informações pelo número 3215-9201.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE