Pular para o conteúdo principal

Governo brasileiro e OIT realizam Fórum Nacional sobre Trabalho Decente para a Juventude

O Ministério do Trabalho e Emprego, a Secretaria Nacional de Juventude e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizam o Fórum Nacional Trabalho Decente para os Jovens: Fortalecendo a Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude, que acontece em Brasília (DF), nos dias 3 e 4 de maio.

O evento será lançado na quinta-feira (3), às 10h, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, com a presença do ministro-interino Paulo Roberto dos Santos Pinto; do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral); da diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo; da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina.

O Fórum vai reunir cerca de 70 participantes, entre representantes do governo, de empregadores e trabalhadores, além de organizações juvenis, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o tema, criando um espaço de reflexão conjunta sobre o fortalecimento da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude , criada após um rico processo de diálogo social tripartite.


O evento integra um conjunto de iniciativas que estão sendo organizadas pela OIT e seus parceiros em mais de 50 países com o objetivo de chamar a atenção para os déficits de trabalho decente enfrentados pelos jovens e buscar soluções efetivas para o problema. Os resultados desses eventos servirão de subsídios para duas importantes agendas que serão realizadas em Genebra (Suiça): o Fórum Mundial de Emprego Juvenil, nos dias 23 e 24 de maio, e a 101ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece no mês de junho. a 101ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece no mês de junho, na qual o desafio do emprego juvenil será um dos temas em destaque.

O conceito de trabalho decente foi criado em 1999 pela OIT. De acordo com a Organização, é considerado decente todo o trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade de organização sindical e negociação coletiva, equidade e segurança, sem qualquer forma de discriminação e capaz de assegurar uma vida digna. 

É importante ressaltar que os jovens de 15 a 29 anos representam 27% da população mundial (1,8 bilhão) e vivem, em sua maioria, nos países em desenvolvimento, onde enfrentam sérios problemas de desemprego. No Brasil são mais de 53 milhões de brasileiros e brasileiras nessa faixa etária, o que corresponde a 28,8% da população. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE