sexta-feira, 27 de abril de 2012

Em Natal, Fátima Bezerra faz balanço da Educação e apresenta metas do PNE


Deputada participou do Aulão+10; Natal é a oitava cidade e a segunda do nordeste visitada pela Caravana

A imersão da Caravana nordeste adentro seguiu viagem, partindo de Fortaleza, e estacionou, no dias 23 e 24 de abril, bem na esquina da América do Sul, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, “a cidade mais próxima do velho continente”, como é descrita na história dos livros e no imaginário popular. Após um mês na estrada, a acolhida quase que familiar do povo potiguar fez a Caravana se sentir em casa.

A receptividade da anfitriã, Ângela Paiva, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também contribuiu para a chegada da Caravana. “Essa é uma oportunidade que a UNE está dando aos nossos estudantes. Neste dia vocês estão plantando o futuro. Aqui estão os jovens que fazem o presente mas que, com certeza, estarão conduzindo as nossas universidades, as nossas instituições, as nossas organizações nos próximos 10 anos”, disse, dando início ao Aulão+10.


Atualmente, a UFRN oferece 75 cursos de graduação presencial e 73 cursos de pós-graduação. Sua comunidade acadêmica é formada por mais de 33.000 estudantes (graduação e pós-graduação), 3.108 servidores técnico-administrativos e 1.760 docentes. “A UFRN tem sido um grande motor que propicia o desenvolvimento do estado. Então, a nossa universidade está devidamente implicada nesse debate que vocês estão trazendo sobre o desenvolvimento do país para os próximos 10 anos”, destacou a reitora, que mais tarde receberia uma comissão do movimento estudantil que a entregou uma carta com reivindicações.

Outra anfitriã que deixou a Caravana bem à vontade foi a professora e deputada federal pelo PT do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ex-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal e parceira dos estudantes na luta legislativa por mais investimentos para a educação. Ela foi a convidada principal do Aulão e centrou a sua exposição no Plano Nacional de Educação, o PNE 2012-2022, indo ao encontro do tema da Caravana, que propõe discutir o novo Brasil dos próximos 10 anos sob a ótica da juventude.

Participaram do Aulão, também, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Conceição Dantas; o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Jocelin Bezerra; e as representantes do DCE da UFRN, Marianna Ribeiro e Melayne Macedo.

FONTE: UNE