segunda-feira, 30 de abril de 2012

Departamento de Políticas Públicas da UFRN realiza seminário com Márcio Piñon

O Departamento de Políticas Públicas (DPP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza na próxima quarta-feira, 2 de maio, às 15h, no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), seminário ministrado pelo geógrafo Márcio Piñon de Oliveira, sobre “Política Urbana e Cidadania da Metrópole: o caminho Niemeyer em Niterói como estratégia de revitalização”.

O evento visa contribuir para a reflexão e a crítica acerca das recentes políticas de gestão urbanas, em relação ao agravamento da crise urbana e a cidadania nas metrópoles. 

Durante o evento, serão apresentados os resultados da pesquisa sobre política urbana desenvolvida na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, que se expressa na intervenção urbana “Caminhos de Niemeyer” e no programa de revitalização “Viva Centro”, localizados em áreas ao longo da orla da Baía de Guanabara, no antigo núcleo central da cidade do Rio.

Para os interessados em participar do evento, a entrada é franca e no dia do evento haverá uma lista de assinaturas, a qual dará direito à emissão de certificados eletrônicos de participação, contabilizando 4h de atividades complementares.

A reflexão sobre políticas urbanas e cidadania nas grandes cidades é salutar no momento em que a gestão política das cidades tem priorizado o empreendedorismo urbano que contribui para a reconfiguração dos espaços urbanos, principalmente, visando atender interesses financeiros do setor imobiliário, mas também à indústria cultural e ao setor de turismo, que está em franca expansão.

Palestrante

Márcio Piñon de Oliveira é geógrafo, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Institut d’Études Politiques de Paris, na França e pós-doutorado na l’École des Hautes Études em Sciences Sociales. Piñon foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE). Atualmente, é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).