Pular para o conteúdo principal

Departamento de Geografia realiza 2° Simpósio Internacional na UFRN

O Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o II Simpósio Internacional Geopolítica e Diplomacia. O evento irá acontecer entre os dias 9 e 12 de abril no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

A realização do simpósio acontece em um momento em que a academia põe de volta o pensamento geopolítico clássico. Nesta segunda edição a temática central tem como título “Atlântico Sul - mare nostrum livre das potências do Norte”.

O evento, de acordo com os organizadores, estará analisando os resultados das pesquisas sobre os condicionantes geográficos do sistema internacional, promovendo o intercâmbio dos estudos e contribuindo também para o aumento de pesquisadores críticos dos estudos da geopolítica.

As inscrições ocorreram até 1° de abril pelo email: 2geodiplomacia@gmail.com. Será cobrada uma taxa de R$ 60 durante o evento. Para a comunidade acadêmica da UFRN, as inscrições são gratuitas, conforme a existência de vagas.

O simpósio será realizado em dois lugares. As conferências e mesas-redondas ocorrerão no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), as apresentações de trabalhos acadêmicos no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

A primeira edição do simpósio geopolítico aconteceu na Universidade da São Paulo (USP) em 2011. Na ocasião foi apoiada a candidatura de Natal para a realização da segunda edição.

Para mais informações: http://cchla.ufrn.br/ppge/simposio

Programação

9 de abril de 2012

14h30 às 17h30 - Mesa 1: A geopolítica das fronteiras sul-americanas: entre as fronteiras-separação e as fronteiras-cooperação.
18h00 às 20h00 – Conferência de Abertura: “España entre Europa y El mundo iberoamericano”. Com a participação do doutor Clemente Herrero Fabregat (Universidad Autonoma de Madrid).
20h às 22h – Conferência: “O valor estratégico do promontório Nordestino”. Com a participação da doutora Beatriz Soares Pontes (UFRN).

10 de abril 2012

14h30 às 17h30 – Mesa 2: Hegemonia e contra hegemonia: imperialismo e movimentos antissistêmicos.
18h às 21h – Mesa 3: Atlantismo X Eurasianismo.

11 de abril de 2012

14h às 17h – Sessão Técnica 01: Apresentações de Trabalhos.
18h às 21h – Conferência: “Relações Brasil-Argentina no quadro da integração regional sul-americana”. Com a participação do professor Leonardo Granato (UNTREF e UAI- Argentina).

12 de abril de 2012

14h às 17h – Sessão Técnica 02: Apresentações de Trabalhos.
18h às 21h – Conferência de Encerramento: “Os condicionantes geopolíticos da Meridionalidade e da Tropicalidade”. Com a participação do professor André Roberto Martin (USP).

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE