Pular para o conteúdo principal

CAENE realiza palestra sobre Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais

A Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima quinta-feira, 26, palestra no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância (NEPI) com o tema As Ações e Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

O encontro faz parte do projeto Seminários de Estudos Temáticos e se constitui no Segundo Diálogo de 2012 com os pais das crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas no Núcleo de Educação da Infância (NEI). Os pais devem comparecer à reunião no período em que seu filho está matriculado: pela manhã às 9h30 ou à tarde às 15h30.

O NEI é uma escola de ensino pré-escolar e fundamental que conta, hoje, com aproximadamente 25 alunos com necessidades especiais e acredita que um dos fatores para o bom desenvolvimento da criança está ligado à participação e apoio da família na gestão política e pedagógica da escola.

Mais informações pelo telefone 3215-3471.

Programação para 2012 a seguir:
PROGRAMAÇÃO:



JUNHO
DIÁLOGOS COM OS PAIS / SEMINÁRIOS DE ESTUDOS TEMÁTICOS

OBJETIVOS:
Possibilitar reflexões e estudos sobre inclusão e trabalho pedagógico com os pais das crianças com NEE;
Promover a troca de experiências e a parceria entre a família e a escola;
TEMA: As crianças com transtornos de desenvolvimento na perspectiva do trabalho pedagógico: estratégias de ação.
RESPONSÁVEL: Saimonton Tinoco (professor da UFPB/ Bananeiras)
DATA: 21/06 – 5ª feira
HORÁRIO: Manhã – 9h30 / Tarde - 15h30 –
PÚBLICO: Participação dos pais das crianças especiais e professores

I ATELIÊ DA FAMÍLIA
Objetivos:
Promover oficinas com os pais acerca do trabalho pedagógico desenvolvido no NEI;
Estreitar a parceria entre família e escola.
DATA: 22/06 – 6ª feira
TEMA: A construção do conhecimento das crianças através da metodologia do tema de pesquisa: Recortes da prática em sala de aula
HORÁRIO: Manhã – das 07h 30 às 9h30/ Tarde - 13h30 às 15h30
LOCAL: Sala de Aula da Criança

AGOSTO
DIÁLOGOS COM OS PAIS
TEMA: As crianças com deficiência na perspectiva do trabalho pedagógico com ênfase na Síndrome de Down e Surdez
RESPONSÁVEL: Adélia Dieb / Edna Maria (professoras do NEI) e Hegon (instrutor surdo)
DATA: 16/agosto – 5ª feira
HORÁRIO: Manhã – 9h30 / Tarde - 15h30 – participação dos pais e professores
LOCAL: NEPI

ENCONTRO TEMÁTICO
TEMA: A rotina e o limite como elementos estruturadores no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança
RESPONSÁVEL: Dalva Alencar (Psicanalista do SEPA/UFRN)
DATA: 24/agosto – 5ª feira
HORÁRIO: Manhã – 9h30
LOCAL: NEPI

SETEMBRO
II ATELIÊ DA FAMÍLIA
OBJETIVO: Desenvolver oficinas com os pais usando a metodologia do tema de pesquisa como articulador da construção do conhecimento da criança do NEI
DATA: 5/09 – 4ª feira
HORÁRIO: Manhã – das 07h 30 às 9h30/ Tarde - 13h30 às 15h30
LOCAL: sala de aula da criança.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…