Pular para o conteúdo principal

Anita Prestes: “Salvemos a vida dos 5 heróis cubanos!”

A filha dos combatentes internacionalistas Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, Anita Prestes, enviou a declaração (leia abaixo) para Aldo Fidel, cônsul comercial de Cuba em São Paulo, na qual conclama os povos do mundo a salvar as vidas de 5 heróis cubanos que estão presos injustamente nos EUA.

Anita, historiadora brasileira, nasceu em uma prisão nazista para mulheres em Bressinimstrasse e, com 14 meses de idade, graças à solidariedade internacional, foi viver com sua avó paterna, Leocádia Prestes. Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg e depois para Ravensbruck. Em fevereiro de 1942, pouco antes de completar 34 anos, Olga foi enviada para o campo de extermínio de Bernburg, onde ela foi assassinada em uma câmara de gás.

Na última carta que Olga escreveu para Carlos Prestes e para Anita, ela se despediu de ambos, sabendo que não tinha muito tempo de vida:

“Eu lutei pelo que é justo, para o bem e para um melhor mundo... Eu quero que você me entenda bem: me preparar para a morte não significa que eu desisti, mas sabê-la encarar de frente quando ela chega.”

Declaração
Como é do conhecimento geral, permanece a absurda violação dos direitos humanos perpetrada pelo governo dos EUA, dirigido pelo presidente Obama, prêmio Nobel da Paz, que, não obstante o clamor mundial, continua a manter na prisão quatro heróis cubanos – Antônio Guerrero, Fernando Gonzalez, Gerardo Hernandez e Ramon Labañino – e privar outro herói cubano, René Gonzalez, já libertado, do direito de regressar a sua pátria.

Na qualidade de filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, dois heróis internacionalistas, sou testemunha do valor inestimável da solidariedade internacional para salvar as vítimas da repressão e da sanha fascista. Considero-me filha da solidariedade internacional, pois fui salva das garras do fascismo por uma importante campanha mundial, liderada por minha avó Leocádia Prestes, a respeito da qual Pablo Neruda escreveu: “Hiciste grande, mas grande a nuestra América.”

Salvemos, pois, a vida dos 5 heróis cubanos!
Rio de Janeiro, março de 2012

Anita Leocádia Prestes
Historiadora e professora da UFRJ

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE