quinta-feira, 12 de abril de 2012

Abaixo Assinado pelo orçamento participativo no PNAES.

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) apoia a permanência de estudantes de baixa renda, ao qual foram matriculados em cursos de graduação presencial nas instituições federais de ensino superior. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Tendo este, por conseguinte, nove eixos: moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. 


Na UFRN, ano passado, foram gastos cerca de R$11 milhões; esse ano, o orçamento será de R$13, 8 milhões, e acreditamos que nós, estudantes, temos total capacidade e a necessidade de intervir diretamente na definição de prioridades, bem como da utilização desse recurso, uma vez que somos os exclusivos beneficiários. 

Por isso, o DCE está organizando um abaixo assinados exigindo que a REITORIA, acate a proposta de construção de um orçamento participativo no PNAES. Pois, esta será uma forma de democratizar a gestão da universidade, ampliar a transparência e intervir na formação cidadã de toda a comunidade acadêmica. Ademais, com o avanço do SISU/ENEM teremos um aumento substancial no número de estudantes socioeconomicamente carentes, aumentando, assim, a demanda dos benefícios de natureza assistencial de cunho social/ estudantil, além da nossa sede por democracia e mudança junto à Universidade.

Entre nessa luta!
Venha até a sede do DCE no setor I
e assine o abaixo assinado.